CERCA DE 40 CÃES E GATOS SÃO CASTRADOS EM AÇÃO GRATUITA EM TERESÓPOLIS

Procedimento veterinário foi realizado pela ONG ‘Paraíso dos Focinhos’ neste final de semana

Veterinários e equipe auxiliar da ‘Paraíso dos Focinhos’, entidade sem fins lucrativos, castraram, no último final de semana (22 e 23), em Teresópolis, 35 animais, entre cães e gatos, todos da Fonte Santa, primeiro bairro a ser beneficiado pela vinda da Unidade Móvel de Atendimento Veterinário da ONG (organização não-governamental).

“A ONG tem seis anos e já fez a castração de cerca de três mil animais. Nas ações da unidade móvel, que foi inaugurada há um mês, castramos 60 animais. É uma operação complexa porque envolve todos os cuidados de uma cirurgia. Todos os equipamentos são regularizados por todos os órgãos pertinentes. Precisamos verificar toda a documentação do dono e do animal a ser castrado, entre outros cuidados”, pontuou a presidente da ‘Paraíso dos Focinhos’, Hanri Soares, acrescentando que a ação em Teresópolis foi possível porque o município vem atuando de forma relevante na proteção animal, inclusive com o projeto de  criação de uma Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal.

A unidade móvel ficou instalada no pátio ao lado da Prefeitura por uma questão de infraestrutura técnica, entretanto, o público-alvo da ação foram os moradores da Fonte Santa cadastrados anteriormente para tal procedimento. “Tenho um cachorro e uma gata que foram castrados aqui hoje. Agora estou mais tranquilo. Eles são nossos verdadeiros amigos e protetores. Merecem ser bem cuidados”, comentou Robson Souza, morador do bairro.

O CTA (Centro de Triagem Animal), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, também realiza a castração animal gratuitamente, entre outros serviços, contudo, a demanda é significativa e toda ajuda é muito bem-vinda.

Foto: Lipe Nascimento