CEO começa a funcionar dia 30

CEO começa a funcionar dia 30
Centro de Especialidades Odontológicas: bem localizado, para facilitar o acesso da população

Centro de Especialidades Odontológicas começa a funcionar dia 30

Inaugurado pelo Governo Municipal nesta sexta-feira, 20, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas começa a funcionar no dia 30 de maio. Na próxima semana, a equipe, composta por oito cirurgiões dentistas, seis auxiliares de saúde bucal e duas recepcionistas, fará treinamento técnico e organizará o espaço para receber os pacientes.

Resultado de convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério da Saúde, dentro do programa Brasil Sorridente, a unidade oferece à população tratamento especializado que até agora não estava disponível na rede pública.

Instalado em espaço anexo no Centro de Medicina Alternativa Djalma Monteiro, na Várzea, o CEO é considerado uma clínica de média complexidade. Possui cinco cadeiras odontológicas e capacidade para fazer até 200 atendimentos por mês. Entre os serviços que serão prestados estão diagnóstico com ênfase na prevenção do câncer bucal, tratamento de canal, pequenas cirurgias orais e atendimento de pacientes com deficiência.

“Os administradores públicos devem ter consciência que a saúde começa pela boca. No meu primeiro governo, em 1990, foram inaugurados dois centros odontológicos. E agora, com mais este serviço, posso dizer que o nosso povo vai voltar a sorrir”, pontuou o Prefeito Mario Tricano, acompanhado da filha, Carla Tricano.

Segundo o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Teresópolis quase perdeu os recursos destinados à implantação do equipamento. “O município fez o primeiro contato com o Governo Federal em 2011. Quando assumi, faltavam obras estruturais e algumas adequações, que agilizamos para oferecer à população um importante serviço de qualidade”, relatou.

Marcaram presença na inauguração das instalações o vice-prefeito Sandro Dias, os vereadores Dr. Habib e Serginho Pimentel, os secretários e subsecretários municipais, representantes de instituições sociais e comunitárias e empresários, entre outros convidados. 

Acessibilidade

Um diferencial do CEO é o atendimento a pacientes com deficiência. “O espaço é todo preparado, com rampa de acesso e equipamentos para atender não só os cadeirantes, mas pessoas com deficiência visual, auditiva e cognitiva”, esclareceu Luciano Ribeiro Couto, diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde.

Técnico em engenharia clínica, o cadeirante Erlon Machado aprovou o novo serviço. “O centro odontológico tem uma acessibilidade excelente, fica numa área central e condução fácil. E o ambiente interno está muito bem adaptado. Muito bom para a cidade”, enalteceu.

Localizado na Rua Heitor de Moura Estevão, nº 300, na Várzea, o Centro de Especialidades Odontológicas funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h, e atenderá os pacientes encaminhados pelas unidades de atenção básica. “Não teremos uma demanda espontânea. Os pacientes passarão primeiro pelos postos de saúde, que nos encaminharão os procedimentos de maior complexidade”, concluiu o responsável técnico do CEO, Paulo Fernando Mendes de Lima. 

Fotos: Marcelo Roza.

Comente:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: