Centro de saúde alerta pacientes contra o câncer de pele

Centro de saúde alerta pacientes contra o câncer de pele

Profissionais do Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, se mobilizaram numa ação preventiva nesta segunda-feira, 12, a fim de alertar os pacientes sobre os cuidados para evitar o câncer de pele. Entre os atendimentos, rodas de conversa, distribuição de folhetos explicativos e consulta médica com dermatologista.

“Resolvemos fazer a campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância de usar sempre protetor solar e evitar a exposição ao sol no horário de pico, entre 10h e 16h. A prevenção ao câncer de pele é o ano todo”, destacou a dermatologista Márcia Cristina Ferreira, uma das idealizadoras da ação.

Os pacientes aprovaram a iniciativa. “Fiquei muito preocupada com uma mancha e não sabia o que fazer. E na campanha fui atendida por uma médica, que me deu um encaminhamento para um especialista. Se não fosse essa ação eu não saberia como resolver o meu problema”, agradeceu Eliana Teixeira Soares. Ela foi ao centro de saúde com o marido, o vendedor Carlos Acácio da Silva Soares, que também foi atendido. “Excelente, muita gente precisa dessa oportunidade. Só temos que agradecer”, completou ele.

Segundo o diretor medico da unidade, Delfim Fontes Moreira, foi um dia especialmente focado na orientação. “Fizemos um mutirão de livre demanda para atender as pessoas com alguma mancha suspeita na pele e que queriam uma avaliação dermatológica. Foi como se fosse um Dia D. A prevenção é a grande iniciativa para reduzir essa patologia”, assinalou.

A enfermeira Roberta Costa abordou os pacientes na sala de espera e esclareceu dúvidas. “Abrimos uma roda de conversa e explicamos que a mancha do câncer de pele aparece de repente, às vezes em um local do corpo que não pega muito sol. Essa mancha coça, tem borda irregular e não é como sarda, que se agrupa numa região do corpo”, explicou.

O secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, fez questão de destacar que não foi apenas uma campanha de orientação. “Se foi detectada alguma lesão, se houve algum diagnóstico importante ou pré-diagnóstico, o paciente já saiu daqui com encaminhamento para fazer uma biópsia e até para o tratamento final”.

Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Centro de Saúde da Várzea conta com três médicas dermatologistas, que atendem três vezes por semana, mediante agendamento de consulta. “O paciente pode vir com encaminhamento e , quando não tiver e for um caso mais grave, pode comparecer na unidade às 7h. Normalmente essa consulta é marcada para a própria semana”, orienta o diretor administrativo, Roberto Bosi.

Segundo o secretário Julio Cesar Ambrosio, a Secretaria de Saúde trabalha na criação de um calendário de campanhas preventivas. “Pretendemos criar um calendário anual, com datas, locais e horários das ações, e que será anunciado com mais antecedência para alcançar o maior número possível de pessoas”, concluiu. 

Fotos: AscomPMT 

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: