A Secretaria M. de Turismo está reformulando o CIT (Centro de Informações Turísticas Tancredo Neves), localizado no 1º piso de sua sede, no Soberbo. O espaço foi ampliado com a retirada de divisórias, ganhou banners de sinalização (em Português, Inglês e Espanhol) e conta com duas exposições: ‘Memórias da Cidade – A História de Teresópolis Contada Através de Fatos e Imagens’ e ‘Teresópolis, casa da Seleção’. Um estande do Parque Nacional Serra dos Órgãos expõe alguns exemplares da fauna local trabalhados em taxidermia (empalhe).
Com painéis intitulados ‘As Origens’, ‘A Colonização’, ‘Ilustres Desbravadores’ e ‘A Cidade dos Festivais’, entre outros, a exposição ‘Memórias da Cidade’ foi organizada pelo Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e pontua interessantes episódios da história do município.
‘Teresópolis, casa da Seleção’ traz ilustrações, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então. As duas mostras já estiveram abertas à visitação na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, e agora, estão expostas no CIT do Soberbo.
Com 75 anos de existência, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das principais referências turísticas do município e do estado. Tamanduá Mirim, quati, irara, furão e o conhecido gambá são alguns dos moradores do Parnaso expostos na mostra, além de dois exemplares de saguis. A diretoria da unidade de conservação frisou que os animais são provenientes de acidentes na estrada ou situações semelhantes e somente por isso foram utilizados neste processo, até mesmo para conscientização e prevenção de futuros acidentes.
Além disso, há uma maquete do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Criado em julho de 2009, o parque possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.
Outra atração do CIT é a Feira de Artesanato do Grupo Economia Solidária, que acontece aos sábados e domingos. O local tem ainda um tótem eletrônico que permite o acesso, gratuito, em português, inglês e espanhol, a todas as informações dos locais mais visitados do município. O serviço faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Turismo desenvolvido em parceria com o Proderj – Centro da Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado e a TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro -.
A visitação ao CIT pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 18h, e nos finais de semana, das 10h às 18h.
Fotos: Marcelo Roza