Você está visualizando atualmente Causa animal: ONG realiza serviços gratuitos de microchipagem, vacinação e vermifugação de cães no bairro Caleme, em Teresópolis

A organização não governamental Castração é a Solução realizou com sucesso, no último sábado, 22/06, uma ação no bairro Caleme com a oferta dos serviços gratuitos de microchipagem, vacinação, vermifugação, limpeza auricular, corte de unhas de cães e distribuição de cartilha. Foram atendidos 220 animais.

O evento foi coordenado pela fundadora da ONG, a defensora da causa animal Beatriz Osório, com a colaboração de um médico veterinário responsável técnico e uma equipe de voluntários com alunos do 5º período do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos).

“É uma ação social de acolhimento e de proteção. Estivemos no bairro no dia 08 fazendo a vermifugação dos cães e retornamos com a vacinação V11, microchipagem dos pets e distribuição de cartilhas aos tutores sobre cuidados com os seus animais de estimação. Casos de castração nós encaminhamos para a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal da Prefeitura. A castração é fundamental para o controle da procriação dos cães e gatos para combater o abandono”, explicou Beatriz Osório.

O servidor público José Fernando Bergamini aproveitou a oportunidade e levou as cadelas Agata e Mel, de 3 meses de idade. “Excelente iniciativa da ONG em realizar essa ação aqui no bairro. Atendimento excelente”, opinou. A moradora Tatiana Torres levou o Yorkshire Amoroso, de 13 anos, e o Shih Tzu Thor, de 8, para receber os cuidados. “Muitas vezes, temos dificuldade de buscar esses atendimentos para nossos pets. Esse acolhimento perto de casa facilita muito a nossa vida”, comentou.

Os atendimentos foram acompanhados pela Primeira-dama, que é madrinha e apoiadora da causa animal. “A população é carente de informações sobre o bem-estar e posse responsável de animais de estimação. Este tipo de ação voluntária é fundamental pois, além de oferecer importantes serviços gratuitos, ainda orienta os tutores sobre os cuidados necessários para manter os seus pets em segurança e combater o abandono dos bichinhos”, opinou Paula Schütte Claussen.

O Prefeito Vinicius Claussen elencou as ações da gestão municipal desde 2018 em benefício da causa animal. Entre elas, a instalação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA), o lançamento do programa de castração gratuita de cães e gatos em parceria com o Governo do Estado, a criação do Código Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, entre outras leis, e a edição da cartilha de cuidados com os pets, distribuída nas escolas municipais, além da realização periódica de feiras de adoção de cães acolhidos no Centro de Triagem Animal da Prefeitura.

“Foram mais de 4 mil castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda, em parceria com o programa RJ Pet, do Governo do Estado. Temos o Castramóvel rodando pela cidade para esterilizar, de forma gratuita, cães e gatos de famílias previamente cadastradas. O grande momento será o novo Centro de Triagem Animal, compromisso nosso de entregar até o fim do mandato, atendendo todas as normas sanitárias”, enumerou o Prefeito Vinicius Claussen, junto com o secretário municipal de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg.

Também acompanhou a ação Alex Castellar, assessor especial do Governador Claudio Castro. “O tema da causa animal vem evoluindo ao longo dos anos e finalmente chegou a Teresópolis. Temos que avançar através de políticas públicas e futuras ações. Hoje, os animais no geral fazem parte das nossas famílias e a política pública tem que ser para todos. Parabenizo o Prefeito pelas iniciativas e a defensora da causa animal, Beatriz Osório, pelo trabalho que realiza de forma voluntária”, encerrou Alex Castellar.

Fotos: Bruno Nepomuceno.