Inaugurada em julho de 2021 e considerada referência, a Casa do Trabalhador de Teresópolis recebeu nesta quinta-feira, 19/05, a visita técnica do supervisor do SINE e da Casa do Trabalhador/Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Rodrigo Baeta, e de equipe da recém inaugurada Casa do Trabalhador de Magé, formada pelo coordenador Heber Ovídio Raphael, a agente do trabalho Sabrina Cardoso de Melo e a assessora de planejamento, Rosane Gralato. Recebido por Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por Renata Telles, coordenadora do SINE Teresópolis, e equipe, e por Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Batista Beneficente Monte Hermom (IBBMH), parceiro da Prefeitura, o grupo veio conhecer as instalações e conferir a estrutura e rotinas de atendimentos da unidade de Teresópolis.
“Muito válido conhecer outras realidades, entender as dificuldades de outras cidades e compartilhar soluções e oportunidades. Essa troca de experiências é fundamental para pensar alternativas e aprimorar cada vez mais o atendimento aos trabalhadores”, avaliou Lucas Guimarães.
A Casa do Trabalhador de Teresópolis se destaca por oferecer atendimento diferenciado e que abrange a família do público alvo. “Além das aulas de capacitação, também oferecemos atendimento psicossocial, jurídico e reforço escolar, entre outros serviços gratuitos. Entendemos que ajudando a família, o trabalhador fica mais tranquilo para buscar formação e exercer sua atividade”, pontuou o secretário municipal de Trabalho.
A visita técnica foi considerada positiva. “Verificamos uma integração bem produtiva entre o SINE e a Casa do Trabalhador de Teresópolis com o Instituto Batista Beneficente Monte Hermom, que é parceiro do Município. Nossa meta é levar tudo o que dá certo em um município para outro que tenha dificuldade. Estou à disposição dos coordenadores dessas unidades para fazer a interlocução e levar suas demandas à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. O maior interesse do Governo do Estado é oferecer bons projetos e atender cada vez melhor a população”, destacou o supervisor Rodrigo Baeta.
Inaugurada há um mês, a Casa do Trabalhador de Magé busca modelos de atendimento para aprimorar o trabalho que oferece. “Nada melhor do que visitar um município como Teresópolis, que é referência, para se basear, trocar idéias, adaptar e desenvolver projetos para oferecer o melhor serviço ao público”, opinou Rosane Gralato.
O secretário de Trabalho de Teresópolis ressalta que o Município colhe os bons resultados da captação e oferta de vagas por conta do programa ‘Pra cima Terê’, que tem como foco desenvolver ações estratégicas de fortalecimento da economia e recuperação de empregos, através do eixo ‘Emprega Terê’, liberado pelo Prefeito Vinicius Claussen. “A Gestão Municipal agradece ao Governador Cláudio Castro e ao secretário estadual de Trabalho e Renda, Patrique Welber, pela parceria em todas as iniciativas que resultem na geração de novos postos de trabalho e na qualificação profissional, para melhoria da qualidade de vida da população”, assinalou Lucas Guimarães.
A casa
Inaugurada no dia 6 de julho de 2021 pelo Prefeito Vinicius Claussen e o Governador Cláudio Castro, a Casa do Trabalhador de Teresópolis fica localizada na Rua Luis Noguet Júnior, 100, no bairro de São Pedro, e está instalada no prédio de 5 andares do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, parceiro da Prefeitura. Desde a inauguração, a unidade registra 2.015 atendimentos, 1.114 entrevistas de emprego, 1.749 vagas de cursos e atendimento social e 952 beneficiados ou certificados.
Funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h, a unidade oferece atendimento do SINE (carteira de trabalho digital, cadastro de currículos, seguro desemprego), possui salas de informática, de curso técnico de beleza, para qualificação teórica e local de entrevistas. Conta ainda com área para treinamento de pessoal do setor hoteleiro e qualificação de trabalhadores da construção civil.
Oferece assistência social e jurídica, atendimento nas áreas de psicopedagogia, psicanálise e de fisioterapia, aulas de reforço escolar do 1º ao 5º ano, Libras, iniciação musical, balé infantil, jazz infantil, artesanato (tricô, crochê, macramê), reparo e manutenção de notebook, Excel, história do marketing, jiu-jítsu, corte de cabelo, manicure e reflexologia podal.
“Muito bom ver que Teresópolis é referência na prestação desse atendimento. Sinal de que a parceria está dando certo”, concluiu a coordenadora do IBBMH, Márcia Faria Asthine Neves.
Fotos: Bruno Nepomuceno