‘Caravana da Ciência’ na Praça Olímpica

Proporcionar o contato com o mundo da ciência e da tecnologia de modo divertido, interativo e dinâmico é a proposta do projeto ‘Caravana da Ciência’, cuja estrutura será montada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Em um ambiente informal, adultos e crianças terão acesso a várias experiências inovadoras que facilitam e estimulam novos conhecimentos.

De terça (17) até quinta (19), de 9h às 16h, estudantes, educadores e a população terão oportunidade de visitar o planetário inflável, a carreta especialmente adaptada com palco e sala de exposições, conferir atividades nas tendas e participar de jogos e experimentos científicos interativos. Na sexta (20), último dia do evento, a visitação acontecerá de 9h às 14h.

O centro de ciências itinerante é um projeto da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e chega à cidade por iniciativa das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Educação.

“Essa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado facilita a aproximação da sociedade com as descobertas científicas, difundindo e popularizando o acesso à ciência e à tecnologia, que são vocações de Teresópolis. É uma oportunidade imperdível de adquirir conhecimentos”, pontua o Prefeito Vinicius.

O planetário inflável é um equipamento que projeta o céu noturno em um espaço semiesférico, sendo um eficaz instrumento didático para atuação em ambiente de ensino. Todas as atividades são explicadas por monitores, com demonstrações, apresentação de bancada de física, sessões de planetário e de sala escura, quando são apresentados experimentos que somente podem ser vistos com ausência de luz.

”Esse projeto cumpre mais uma missão que o Prefeito nos deu. A Ciência e Tecnologia, além de contribuir para geração de emprego e renda no município, deve ajudar a difundir a cultura da inovação entre os jovens de Teresópolis”, conclui Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.