CAPELA DE SANTA RITA | Rota Cultural
Capela de Santa Rita
Localizada no Segundo Distrito de Teresópolis, a Capela de Santa Rita é a mais antiga de toda a região. Começou a ser construída em 1828, a partir da doação da área – ‘uma meia légua’ de terra – ofertada pelo fazendeiro Francisco José Vieira.
Com a morte do fazendeiro, a construção foi paralisada, e assim permaneceu até 1832, quando uma nova licença pedida pelos moradores possibilitou a retomada das obras.
Em estilo colonial português, a pequena igreja ainda mantém as características da época de sua construção. Itens como a pia batismal e a de água benta, assim como o púlpito lateral, são valorizados pelas linhas simples da arquitetura que marca aquele período.
O altar guarda a imagem de Santa Rita, ladeada por outros santos, com referências que lembram os altares das famosas igrejas mineiras em estilo barroco. No mesmo local, um quadro de inspiração naif retrata a Santa padroeira.
Destaque ainda para a cômoda de três gavetas, que guarda os paramentos e missais de impressão portuguesa, respectivamente de 1801 e 1820.
À frente da capela, um pequeno túmulo chama a atenção, pertencente a uma criança e datado de 1894.
A Capela de Santa Rita foi tombada em 2020 pela Prefeitura de Teresópolis e sua manutenção e conservação estão a cargo da Mitra Diocesana de Petrópolis, em parceria com a Associação de Moradores do Vale do Ribeirão de Santa Rita.
Fotos
Endereço
Estr. Adelino Dias, Teresópolis – RJ, 25990-100