Campus da UERJ e cursos profissionalizantes são temas na visita do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação a Teresópolis

O Campus da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em Teresópolis e cursos profissionalizantes foram alguns dos temas da reunião entre o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e o prefeito Vinicius Claussen, ocorrida nesta quinta (24), na Prefeitura.

O prefeito, acompanhado dos secretários municipais Rolf Danziger (Ciência e Tecnologia) e Vinicius Oberg (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), junto com o secretário de estado Leonardo Rodrigues visitaram o campus da universidade em Teresópolis e o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, no centro. O objetivo é a possível mudança do polo universitário para o colégio estadual a fim de expandir a universidade em Teresópolis.

“Agradecemos a presença do secretário Leonardo Rodrigues e fiquei impressionado com a visão dele, voltada para identificar a demanda de mão de obra conforme o perfil das empresas instaladas em nossa cidade. Vamos convidar todo o empresariado de Teresópolis para que seja identificada essa demanda e que possamos trazer formação técnica para suprir o mercado de trabalho”, destacou Vinicius Claussen.

O prefeito ressaltou ainda a relevância do campus da UERJ em Teresópolis. “A UERJ foi um ganho muito grande que a cidade conquistou e consolidou durante esses oito anos de atuação e não podemos deixar a universidade sair daqui. Na verdade, nós temos que expandir o campus. Essa formação pública de qualidade precisa estar presente no município para oferecer mais oportunidade em graduação técnica e superior”.

Na ocasião, Vinicius Claussen entregou, ao secretário de estado, ofícios relatando as demandas da cidade, entre elas, o aumento da oferta de cursos profissionalizantes na Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e no Cetep Teresópolis, (Centro de Tecnologia e de Educação Profissional) vinculado à Faetec, nas áreas de Ciência e Tecnologia, Turismo e Hotelaria.

O secretário de estado mencionou o potencial da cidade nos segmentos turístico e agrícola. “É uma região que tem um potencial de turismo muito forte e uma área produtiva agrícola que não para de crescer. Temos aqui uma unidade da Faetec, um campus da UERJ e identificamos que é preciso expandir os cursos e promover melhoria estrutural. Tenho certeza de que, com a parceria entre o governo estadual e a Prefeitura, em pouco tempo, vamos oferecer cursos não só com foco na vocação da região, mas também de acordo com a necessidade produtiva, com projetos voltados para os jovens, principalmente para os alunos da rede pública”, pontuou Leonardo Rodrigues.

“No último dia 5, recebemos o Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia Paulo Alvim. Agora, com a visita do secretário de estado, estamos deixando claro que a Ciência e Tecnologia é uma das prioridades da gestão do prefeito Vinicius Claussen para a geração de novas oportunidades de qualificação e emprego para a população de Teresópolis. Quanto mais integração houver entre os governos federal, estadual e municipal mais chances teremos de trazer novos cursos e atrair empresas do setor”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger.

“Hoje consolidamos mais uma etapa para desenvolver duas vocações econômicas que estavam esquecidas na cidade: a educação e a tecnologia. Essa parceria com o Governo do Estado vai permitir que sejam geradas ainda mais oportunidades na cidade”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg.

Durante o encontro ficou definido que Teresópolis será a primeira cidade a ter um levantamento junto aos empresários para verificação da demanda de mão de obra para que seja produzido um perfil dos profissionais mais solicitados no município. O objetivo é que seja oferecida qualificação nas áreas identificadas pela pesquisa. A data do encontro entre os empresários e os governos estadual e municipal será divulgada em breve.

Fotos: Jorge Maravilha