Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada novamente

Compartilhar:

Público-alvo deverá procurar os postos até 22 de junho

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe, que teve início em 23 de abril, terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar novamente a campanha (a imunização já havia sido prorrogada anteriormente, até o dia 15) devido ao baixo índice de comparecimento em todo o Brasil, sendo a região Sudeste a que possui a menor cobertura até agora, com 71% do público prioritário protegido. 

A campanha é voltada para idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades, com indicação clínica especial, ou seja, com declaração médica autorizando a aplicação da vacina). Em Teresópolis, o público-alvo no município é de 47.963 pessoas, sendo que a meta é vacinar, no mínimo, 90% desses moradores. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, foram imunizadas 27.500 pessoas dos grupos prioritários, mais 5.350 do grupo de comorbidades.

A partir do dia 25 de junho, poderão ser vacinados outros grupos etários, como crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59. A vacinação desse público dependerá da disponibilidade das doses nos municípios.

Além da vacinação, cuidados com a higiene podem ajudar a população a se prevenir. Lavar e higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e pratos, e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas sugeridas.

Para se imunizar, é importante levar a caderneta de vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.