SPA Dr. Eitel Abdallah, ao lado do Tiro de Guerra, vai funcionar em horário especial, das 17h às 21h, de segunda a sexta, para imunizar trabalhadores
Devido ao feriado estadual de São Jorge na próxima segunda-feira, 23, a Campanha Nacional Contra a Influenza – Todos Contra a Gripe no Rio de Janeiro começa na terça-feira, 24. Teresópolis terá vacinação em todos os postos de saúde, unidades básicas de Saúde e PSF’s da cidade e do interior, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, o SPA Dr. Eitel Abdallah, ao lado do Tiro de Guerra, em São Pedro, vai funcionar em horário especial, das 17h às 21h, de segunda a sexta, para imunizar trabalhadores.
A campanha acontece até o dia 1º de junho e o ‘Dia D’ de mobilização será no sábado, 12 de maio, quando além das unidades de saúde, a imunização poderá ser feita também nas tendas montadas na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e na Feirinha do Alto. A previsão é de que Teresópolis receba 48 mil doses da vacina, com público-alvo de 47.963 pessoas a serem imunizadas, sendo que meta é vacinar, no mínimo, 90% desses moradores. A Secretaria recebe nesta sexta-feira o primeiro lote da vacina, com 10.500 doses.
Capacitação dos profissionais de saúde
Em Teresópolis, nesta quinta-feira, 19, profissionais que atuam nas unidades de saúde do município passaram por uma atualização sobre o esquema de imunização para a campanha.
“Essa capacitação visa atualizar o profissional de saúde para atender esse público-alvo, rever algumas práticas e trazer o que tem de novidade com relação à vacinação”, comentou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar.
A coordenadora destacou a importância de levar a caderneta de vacinação no dia que comparecer à unidade de saúde. A enfermeira também agradeceu a parceria do Unifeso e dos cursos de saúde do Centena e do Senac na campanha.
Público-alvo
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Trabalhadores da Saúde do serviço público e privado
- Gestantes
- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto)
- Idosos a partir dos 60 anos
- Pessoas portadoras de doenças crônicas – comorbidades, com indicação clínica especial, ou seja, com declaração médica autorizando a aplicação da vacina)
- Professores das redes pública e privada
Fotos: Jorge Maravilha