Você está visualizando atualmente Campanha de vacinação contra a Influenza A segue nas unidades de saúde da cidade e interior

Vacina evita evolução de casos graves, mas não garante a proteção total contra o vírus H3N2

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua nos esforços de conscientização acerca dos cuidados de proteção contra a gripe Influenza A. O objetivo da campanha de imunização é atingir a meta de 90% na população alvo que inclui crianças, gestantes, puérperas e idosos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Campanha Nacional Contra a Influenza segue até o fim dos estoques, que estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade e interior, de 8h às 17h.

A campanha é anual, com vacinas produzidas para combater e proteger a população contra uma nova cepa do vírus Influenza A. Segundo o MS, a campanha de 2021 foi produzida com base em cepas específicas; porém, o atual surto viral no Estado do Rio de Janeiro se deu pela introdução da variante H3N2.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde, garante que a vacinação continua sendo um meio eficaz para garantir o controle da Influenza A. “A população precisa ter em mente que o meio mais eficaz de garantir a saúde é se vacinando. É um fato que a atual vacina não bloqueia a infecção do vírus, mas ela garante o não desenvolvimento de quadros respiratórios graves”, explica a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Edneia Martuchelli.

A mesma campanha já é prevista para 2022 e, no momento, uma nova vacina está em desenvolvimento para cobrir a cepa H3N2.

Vacinação em Teresópolis

No município, a Campanha Nacional Contra a Influenza atingiu a meta para cobertura vacinal apenas entre os trabalhadores de saúde (90%). Os demais públicos-alvo estão da seguinte forma: crianças (76,7%); gestantes (67,7%) e puérperas (73,7%); sem ainda contabilizar as doses que foram aplicadas durante esse mês em Teresópolis.

Formas de proteção

A educação em saúde é uma parte fundamental neste esforço de conscientização contra a gripe. A população é orientada a tomar as mesmas medidas sanitárias que são adotadas contra a Covid-19, tais como: uso de máscaras em locais abertos e fechados; higienização das mãos; e distanciamento social.