Caminhada e palestra no dia 30 encerram campanha ‘Setembro Amarelo’ em Teresópolis

Marcada para o dia 30, uma caminhada entre os bairros São Pedro e Araras, com palestra a seguir, vai encerrar as atividades da campanha ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio. A ação reunirá equipes e pacientes dos postos de saúde da família do Rosário, Perpétuo, Araras e Beira Linha, profissionais e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Pedro. Qualquer pessoa interessada pode participar.

O ponto de encontro é a Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, de onde os participantes sairão, às 9h. O percurso abrange as ruas São Pedro, Luiz Noguet Junior, Jorge Lima, Amazonas e Tietê, até a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, onde será realizada palestra sobre os temas depressão e suicídio.

“A conscientização é um passo importante para acabar com o preconceito sobre este tema. Temos que mobilizar, cada vez mais, a sociedade e as famílias para debater esse assunto, pois a atenção e o carinho podem evitar um ato extremo de uma pessoa em um momento de desespero”, alerta Ednéia Martuchelli, subsecretária de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início do mês, equipes de vários Postos de Saúde da Família e de Unidades Básicas de Saúde realizam ações em prol da campanha ‘Setembro Amarelo’. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio. Palestras, rodas de conversa e trocas de experiências são desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes. Também são feitas visitas a escolas e instituições que solicitarem esclarecimentos.

”Muito bom ver os profissionais da Prefeitura mobilizados em uma campanha tão importante como esta, de valorização da vida. Essa é uma luta de todos, por isso convido a população a caminhar conosco”, convida o Prefeito Vinicius Claussen.