Brasileiro de Hóquei de 29 de maio a 3 de junho em Teresópolis

Luiz Otávio Oliveira, secretário municipal de Esportes, com Fernando Louzada, técnico do Teresópolis Hóquei Clube

Na próxima semana, Teresópolis vai sediar o 41º Campeonato Brasileiro Adulto de Hóquei sobre Patins, considerado a principal competição da modalidade disputada no Brasil. As partidas acontecerão de segunda-feira até sábado – 29 de maio a 3 de junho, a partir das 16h, na quadra do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea). O evento será realizado no mesmo ano em que Teresópolis comemora os 60 anos da tradição do esporte na cidade.

Reunindo grandes nomes do esporte, 8 times vão participar do Brasileiro: Teresópolis Hóquei Clube (THC) e Casa de Portugal de Petrópolis, do Rio de Janeiro; o atual campeão Mogiana, Portuguesa, Internacional de Regatas e Sertãozinho, de São Paulo; Sport e Clube Português de Recife, de Pernambuco.

A abertura oficial será às 19h da segunda-feira, 29, no Ginásio Pedrão, sendo que o congresso técnico acontecerá às 9h30, no Castelo Montebello de Teresópolis (Rua Heitor de Moura Estevão, 385, na Várzea), com boas-vindas aos participantes e esclarecimentos sobre a competição.

A equipe do THC estreará no Brasileiro contra o Sport, de Recife, por volta das 19h30. O time tem como técnico o teresopolitano Fernando Louzada, que disputou as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, além de quatro mundiais, como jogador, e dois como treinador da Seleção Brasileira. Nandinho foi jogador da Seleção Brasileira por 18 anos e treinador durante cinco anos.

Com realização da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) e da Federação de Hóquei e Patinagem do Estado do Rio de Janeiro (FHPRJ) e organização do Teresópolis Hóquei Clube (THC), o campeonato tem parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e apoio da Ultra Comunicação Visual.

Tradição

A história do hóquei sobre patins de Teresópolis começou no dia 6 de julho de 1957, com a inauguração da Praça Olímpica Luis de Camões, na Várzea, e de seu rinque de patinação. Na programação da festa, uma partida de hóquei entre duas equipes convidadas de Petrópolis encantou um grupo de jovens patinadores. No mesmo ano foi fundado o Hóquei Clube Teresópolis.

Para se ter uma idéia da força do esporte, de novembro de 1961 a outubro de 1965 a equipe de Teresópolis realizou 82 partidas, vencendo 72 delas. Perdeu nove e empatou uma. Trouxe para a cidade várias conquistas, como a Taça Brasil, título máximo da modalidade, e dois vice-campeonatos brasileiros de seleções.

Em 1962, atendendo a convite, os jogadores foram até a Argentina, onde era disputado o Torneio da Amizade. O time sagrou-se vice-campeão. Em 1965, a agremiação se uniu à Casa de Portugal de Teresópolis, dando continuidade à tradição do esporte na cidade.

O esporte

O Hóquei sobre patins tradicional foi a primeira modalidade da patinagem a conseguir o estatuto de desporto olímpico, em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Inclusive o atleta teresopolitano Fernando Louzada participou deste evento representando a cidade.

Praticado atualmente em cerca de trinta países, é um esporte apreciado, principalmente, em Portugal, Espanha, Itália e Argentina. A Espanha figura como o país com o maior número títulos mundiais, seguido por Portugal, que possui cerca de 150 clubes. O hóquei chegou ao Brasil em 1952, por influência dos emigrantes portugueses. O primeiro campeonato disputado pelo país foi em 1953, em Genebra, onde ficou classificado na 10ª posição (em um total de 13 países).

Texto: AscomPMT e Cláudio Tatu
Fotos: Ascom/PMT