Podem se inscrever maiores de 15 anos, adultos e idosos que não saibam ler e não estejam matriculados em instituição de ensino regular
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa ‘Brasil Alfabetizado’ (PBA). Os interessados podem se inscrever para participar em uma das quatro escolas que disponibilizam o projeto: E.M. Maçom Lino Oroña Lema (Várzea), CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa), E.M. Profª Neidy Angélica (Vargem Grande) e E.M. Sizenando Adolpho Tayt-Sohn (Mottas).
As inscrições podem ser feitas na escola até o próximo dia 30/04, com apresentação da Carteira de Identidade e do CPF do aluno. Podem se inscrever maiores de 15 anos, adultos e idosos que não saibam ler e não estejam matriculados em instituição de ensino regular. As aulas começam no mês de junho. O PBA é desenvolvido em ciclos, cujo curso de Alfabetização tem 12 meses não consecutivos de duração com, no mínimo, 600 horas presenciais, podendo ser cumpridas em até 16 meses.
Inscrições para Alfabetizadores
As inscrições gratuitas para alfabetizadores, inclusive para professores com formação específica de intérprete de Libras, serão efetuadas, de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475 – Agriões), nesta quinta (24/04) e sexta (25/04), das 9h30 às 16h. O resultado final será divulgado no próximo dia 29 de abril.
A inscrição será realizada pessoalmente pelo candidato, não sendo aceitas inscrições por meio de procuração ou por correspondência. Além disso, só serão aceitas as inscrições com a entrega de todos os documentos solicitados, implicando em compromisso, por parte do candidato, em aceitar as condições estabelecidas constantes na Chamada Pública divulgada no Diário Oficial eletrônico do último dia 16.
Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado, no âmbito do Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem uma estrutura que inclui formadores e articuladores regionais para ofertar ações de formação continuada dos alfabetizadores e material didático para educandos e alfabetizadores. Estão previstos cursos de formação continuada na Plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação) e ações presenciais de formação dos alfabetizadores.
A iniciativa tem como base os princípios da alfabetização popular que propõe um processo de educação tomando como referência a cultura dos sujeitos em processo de alfabetização. Entre os princípios que fundamentam o programa está: alfabetização como um direito de todas as pessoas à apropriação crítica e criativa da cultura escrita impressa e digital, constituída pelas dimensões política, social, cultural, linguística, comunicacional e cognitiva.