Boletim: Teresópolis se prepara para Dia D contra febre amarela neste sábado, 27 de janeiro

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde de Teresópolis informa que durante esta semana mobiliza os profissionais do setor e também da Defesa Civil e do 16º Grupamento de Bombeiro Militar para atuação conjunta neste sábado, 27 de janeiro, instituído como Dia D de combate à Febre Amarela, pelo Governo do Estado. Além do atendimento à população em 16 postos da Estratégia de Saúde da Família e em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior, também será intensificada a circulação de unidades volantes para atender os moradores das áreas mais distantes.

De hoje até sexta-feira, dia 26, prossegue a vacinação contra a febre amarela nos PSFs e unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. O tempo de espera varia de acordo com a unidade, de 5 minutos até 30 minutos, em média.

De acordo com balanço parcial, de abril de 2017 até 18 de janeiro de 2018, Teresópolis registra 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural. Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina.

Casos

A Secretaria de Saúde informa que a Fiocruz confirmou o quarto caso da doença no município: o de um morador do bairro Fonte Santa, que segue internado em quadro estável na enfermaria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz.

Com isso, Teresópolis registra 4 casos de febre amarela: de um morador de Prata dos Aredes (48 anos) e que veio a óbito; de um morador de Água Quente (64 anos), que veio a óbito neste domingo, dia 21/01; de um morador da Fazenda Ermitage (54 anos) e de um morador do bairro Fonte Santa (18 anos).

Quanto aos casos suspeitos, o da moradora do bairro Frades (45 anos) foi descartado. Existe outro sob investigação pela Fiocruz: o de uma moradora do bairro Tijuca (63 anos).