Você está visualizando atualmente ‘Bem me Quer Terê’: Programa investe no contato com a natureza para complementar o acompanhamento terapêutico de crianças e adolescentes
Fotos: Divulgação.

No último sábado, 19/06, equipe do ‘Bem Me Quer Terê’, da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) com um grupo de adolescentes atendidos pelo programa. A experiência faz parte da pesquisa Territórios Terapêuticos e Promoção da Saúde, de autoria de Sandra Erli Azevedo, coordenadora do Bem Me Quer Terê, com orientação da professora Marcela Padilha, do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial do Departamento de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

A proposta é avaliar como o bem estar gerado por atividades em ambientes naturais pode contribuir para a restauração emocional das crianças e dos adolescentes em acompanhamento terapêutico pelo programa. A atividade no Parnaso foi acompanhada pela assistente social Sandra Erli Azevedo, coordenadora do programa, pela psicóloga Janete Rezende e pela professora Marcela Padilha.

“Teresópolis é abençoada por ter em seu território três parques: o Municipal Montanhas de Teresópolis, o Estadual dos Três Picos e o Nacional da Serra dos Órgãos. A proposta é utilizarmos as áreas dessas três unidades de conservação da natureza com essa finalidade terapêutica, para que também sejam acessíveis aos cuidados com a saúde”, resume Sandra Erli.

O programa ‘Bem Me Quer Terê’ é vinculado ao Centro Materno Infantil e está instalado no prédio anexo do Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375/3º piso), na Várzea. Conta com equipe formada por assistente social, psicólogo, médica e enfermeira, que faz o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, que são ouvidos em ambiente apropriado, com escuta qualificada. Quando necessário, os casos são encaminhados à rede de saúde e assistência social para tratamento e acompanhamento O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Fotos: Divulgação.