Você está visualizando atualmente Aviso de Pauta: Prefeito Vinicius Claussen recebe Grupo de Trabalho do Governo do Estado para acompanhar obras em Teresópolis

Na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, Grupo de Trabalho do Governo Presente/Governo do Estado, formado por técnicos das pastas e os secretários estaduais de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, serão recebidos pelo Prefeito Vinicius Claussen. Eles vão acompanhar ações anunciadas pelo Governador em exercício Cláudio Castro no dia 11 de janeiro, quando ele esteve em Teresópolis com a equipe do Programa Governo Presente.

À tarde, será inaugurado o Polo Integrado CEDERJ em Teresópolis.

Agenda do Grupo de Trabalho do Governo Presente a Teresópolis

• 9h30, Lançamento das obras de duplicação da Ponte do Imbuí – Local: Ponte do Imbuí;
  • 9h40, Vistoria das ações do programa Limpa Rio – Local: Antiga fábrica Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, Várzea);
  • 10h, Vistoria das obras de contenção no Salaco/Granja Florestal – Local: Rua Álvaro Alvim, 450, Granja Florestal;
  • 14h30, Inauguração do Polo Integrado Cederj – Local: Campus Uerj (Avenida Lúcio Meira, 233, Várzea).

Confira release: *Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Grupo de Trabalho do Governo do Estado visita Região Serrana para acompanhar ações anunciadas durante o Governo Presente
Após um mês de programa, cidades receberam melhorias em infraestrutura, meio ambiente e assistência social
Em Teresópolis, as equipes do Estado serão recebidas e acompanhadas pelo Prefeito Vinicius Claussen

Um mês após a transferência da sede do Governo do Estado para a Serra, que marcou os 10 anos da tragédia causada pelas chuvas na região, o governador em exercício Cláudio Castro determinou que um grupo de trabalho acompanhe as ações anunciadas durante o programa Governo Presente em Nova Friburgo, Teresópolis, Areal e Petrópolis. Nos últimos 30 dias, diversas ações avançaram, como a recuperação de encostas, pagamento de aluguel social para vítimas da tragédia, início de atendimento a desempregados nas Casas do Trabalhador, limpeza de rios e córregos e inauguração do Polo Cederj, de ensino superior à distância.

Nesta quinta-feira (11/02), a equipe – formada por técnicos das pastas e órgãos estaduais – e os secretários de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, serão recebidos e acompanhados pelo Prefeito Vinicius Claussen. Serão vistoriadas intervenções e lançada a duplicação da Ponte do Imbuí, em Teresópolis. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras vão melhorar o acesso ao bairro Caleme. Na cidade, o Estado vai anunciar ainda a demolição de sete imóveis ao longo do Rio Príncipe para intervenções ambientais. Outras oito unidades habitacionais já foram demolidas.

Também nesta quinta-feira, o Governo do Estado inaugura um Polo Cederj em Teresópolis, no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro Várzea. A unidade vai oferecer os cursos de Geografia e de Pedagogia a partir do próximo dia 20. Além do 35º polo do estado, os moradores da cidade poderão contar com uma escola da Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e do Pré-Vestibular Social.

– Determinei por meio de decreto a criação de um grupo de trabalho para que possamos acompanhar de perto todas as obras, melhorias e ações que anunciamos e lançamos na Região Serrana. Esse é um trabalho de transparência, de prestação de contas para a população. No total, vamos investir mais de R$ 500 milhões nas cidades. O Governo Presente será permanente nesta gestão. É uma importante iniciativa, que nos aproxima dos municípios e das demandas de cada região. Vamos ampliar o projeto e estaremos na Baixada Fluminense nas próximas semanas – anunciou o governador em exercício.

Andamento das ações em Teresópolis

• Ambiente

O programa Limpa Rio, que vai retirar cerca de 118 mil metros cúbicos de sedimentos de rios de Nova Friburgo e Teresópolis para destinação ambiental, já concluiu 50% dos serviços. Já foram retirados 54 milhões (ou 54 mil metros cúbicos) de litros de detritos, que equivalem a mais de 21 piscinas olímpicas. Em Teresópolis, três rios recebem a limpeza: Paquequer, Príncipe e Córrego Imbuí. Estão sendo investidos R$ 4 milhões na iniciativa.

• Infraestrutura

As contenções de encostas também avançaram. Em Teresópolis, as obras no bairro Salaco têm previsão de entrega para o fim deste ano. Já as melhorias no Jardim Féo estão previstas para serem licitadas nos próximos seis meses.

• Assistência

Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza os pagamentos do aluguel social para mais de 820 famílias na Serra. Durante todo o ano, serão realizados encontros com as prefeituras para a criação de um Plano de Ação Municipal com ações de prevenção e atendimento nas situações de calamidade e emergência.

• Demolição de prédio símbolo da tragédia

Marco da tragédia causada pelas chuvas há dez anos, um prédio no bairro Posse foi demolido. Já está sendo realizada a limpeza no terreno, onde será construído um reservatório para as águas das chuvas.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/governodorio/

Confira o vídeo: https://bit.ly/36YZ8Vy