Atividades culturais e Auto de Natal encerram ações de 2019 da Ronda Escolar de Teresópolis

Apresentações de música e de teatro com alunos da rede municipal de ensino e de Auto de Natal, com a equipe lúdica da Guarda Civil Municipal do Rio de Janeiro, marcaram o encerramento das atividades realizadas em 2019 pelo Grupamento Especializado de Ronda Escolar de Teresópolis.

Realizado na Prefeitura nesta terça-feira, 3, o encontro reuniu alunos da Creche Lar Vovô Miguel, do Centro Municipal de Educação Infantil da Várzea e das escolas municipais Sylvio Amaral dos Santos, Ginda Bloch e Mariana Leite Guimarães. Também participaram representantes da Secretaria de Educação, das equipes de Ronda Escolar das Guardas Municipais de São Gonçalo e do Rio de Janeiro e da Comunidade Terapêutica Monte da Paz, entre outros convidados.

“Além do patrulhamento do trânsito nas áreas próximas das escolas de nossa cidade, a equipe da Ronda Escolar realiza ações educativas e de cidadania com crianças e adolescentes das redes pública e particular de ensino. Parabenizo os agentes pelo excelente trabalho”, enalteceu o secretário Marcos Antonio da Luz, de Segurança Pública.

“Em 2019 investimos em capacitação, através de parceria com as Guardas Municipais de São Gonçalo e do Rio de Janeiro, para aperfeiçoar as atividades em Teresópolis. Planejamos ampliar a atuação em 2020”, completou Gil Wellington, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis.

O encontro foi organizado pela inspetora Jania Gonçalves, coordenadora do Grupamento Especializado de Ronda Escolar do município, e sua equipe. “Investimos na conscientização sobre comportamento seguro no trânsito, com o projeto ‘Legal é ser Legal no Trânsito’, educando os alunos para serem bons cidadãos e respeitarem o próximo. É um trabalho feito com todo amor e dedicação”, resumiu a inspetora Jania.

Em 2019, o Grupamento Especializado de Ronda Escolar realizou mais de 1.650 atividades, com a participação de aproximadamente 5.700 alunos das redes pública e particular de ensino. Responsável por planejar e promover ações preventivas e socioeducativas nas escolas da rede municipal de ensino, o Grupamento é vinculado à Guarda Civil Municipal/Secretaria Municipal de Segurança Pública. As atividades são promovidas durante todo o ano nas unidades de ensino.

Fazendo a diferença

Quem recebe os projetos socioeducativos da Ronda Escolar percebe os resultados. “Nunca vi um grupo tão ativo. A equipe complementa o trabalho da escola e ensina nossos alunos a terem mais disciplina e respeito. Algumas mães relatam que as crianças mudaram o comportamento por conta disso. Agradeço e parabenizo a todos”, relatou Priscila Saurin, diretora da Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani.

“Investimos na formação de nossas crianças e contamos com o pessoal da Ronda Escolar para nos ajudar nessa parte. Nossos alunos estão sempre atentos às orientações recebidas e ainda repassam para os pais”, contou Magda Becker, coordenadora voluntária da Creche Lar Vovô Miguel, no Meudon.

Os alunos também aprovam a iniciativa, como Nathaly Tiene da Silva. “Aprendemos muito com essas pessoas que só querem o nosso bem. Isso é muito bom para nosso futuro”, comentou a estudante do 8º ano da Escola Municipal Mariana leite Guimarães, de Bonsucesso, zona rural do município.

Parcerias

Responsável por planejar e realizar ações preventivas e socioeducativas nas escolas públicas e privadas, a Ronda Escolar de Teresópolis investe na atualização de conhecimentos e na aquisição de novas técnicas para aperfeiçoar o seu trabalho. Para isso, conta com a colaboração das Guardas Municipais do Rio de Janeiro e de São Gonçalo.

“A Ronda Escolar de Teresópolis é basicamente pioneira nas ações de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A equipe está de parabéns por valorizar o público infanto-juvenil”, enalteceu Andréa Rosa, coordenadora do Grupamento Especializado de Ronda Escolar, da Guarda Municipal de São Gonçalo.

“Essa parceria é super importante para beneficiar os estudantes de Teresópolis, pois repassamos para o município as ações que dão certo no Rio. É a prevenção sendo levada para as escolas”, opinou Marylin Silva, responsável pela Equipe Lúdica da Ronda Escolar, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.