Atendimento acontece até quinta-feira, dia 18, na Prefeitura
Equipes da Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, estão cadastrando os artesãos de Teresópolis para receberem a Carteira Nacional do Artesão.
O documento garante o reconhecimento do profissional de artesanato e facilita o acesso dele a microcrédito, a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, a capacitações e a descontos na compra de matéria prima em instituições parceiras.
Dia, hora e documentos: O atendimento começou nesta terça, 16, e segue até quinta, dia 18 de julho, das 10h às 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea). O artesão deve levar uma foto recente 3×4, cópias de RG, CPF, comprovante de residência, do Pis/Pasep ou a última contribuição ao INSS (caso possua).
Também devem ser apresentados produtos finalizados (podem ser cadastradas até 3 técnicas diferentes) e uma peça inacabada para finalização no local. Quem se inscreveu antes de 2015 precisa atualizar seus dados, basta levar a a documentação. Futuramente, será marcada data para a entrega do documento.
Uma das primeiras a se cadastrar, Ana Cristina Pontes produz artesanato com material reciclável, como madeira, arame e sementes. “É fundamental ter a carteira para participar de programas e eventos, adquirir mais conhecimento e agregar valor às peças que produzimos”, opinou. “Vai me dar mais tranquilidade ter um documento oficial me identificando como artesã”, comentou Atanilda Lopes, que produz artigos em crochê e macramê.
A Secretaria Municipal de Cultura tem 757 artesãos cadastrados em seus bancos de dados. Fotos: Divulgação