APÓS 3 ANOS, TERESÓPOLIS VOLTA A RECEBER REPASSES DO GOVERNO ESTADUAL PARA A UPA

APÓS 3 ANOS, TERESÓPOLIS VOLTA A RECEBER REPASSES DO GOVERNO ESTADUAL PARA A UPA

Recursos serão usados na compra de remédios e materiais para a unidade 24h

Nesta quarta (3/10), Teresópolis teve uma importante notícia: após três anos sem receber os recursos devidos pelo governo do estado para o auxílio no custeio da UPA 24h (Unidade de Pronto-Atendimento), a cidade voltou a ter o depósito mensal efetuado. Os recursos entraram na conta ainda nesta quarta.  

“Desde que assumimos a gestão da Prefeitura, estávamos lutando para voltar a receber os repasses feitos pelo estado para a UPA. Tenho conversado com o governador Pezão e ontem, novamente falei para ele sobre essa verba que Teresópolis tanto precisa. Os valores não cobrem todas as necessidades da unidade, mas é um grande auxílio para que as deficiências sejam resolvidas”, anunciou o prefeito Vinicius Claussen.

O dinheiro será investido na compra de remédios, de insumos e manutenção de equipamentos, além de melhorar a estrutura para atendimento aos pacientes.

De acordo com o prefeito, o valor dos recursos não repassados ao município pelo estado durante os últimos três anos chega a cerca de R$ 19 milhões. Nesta quarta-feira, foram depositados na conta do município destinada para custeios de despesas com a UPA R$ 400 mil, referente a um mês de repasse.  

UPA atende 400 pacientes por dia

De acordo com a Secretaria de Saúde, a UPA atende cerca de 400 pacientes diariamente. Uma das medidas da atual gestão foi o remanejamento de mais profissionais para a recepção para fazer uma primeira triagem e observar a real necessidade dos pacientes que aguardam o atendimento.

Com isso, houve a diminuição do tempo de espera pelos pacientes. Se anteriormente um paciente aguardava em torno de 3 a 4 horas, de acordo com a classificação de risco, hoje o paciente recebe o primeiro atendimento cerca de 30 minutos depois de dar entrada na UPA.

Atualmente, a UPA Teresópolis possui três grandes especialidades: pediatria, trauma ortopédico e clínica médica, além de atendimento odontológico. Na unidade são realizados exames de sangue, urina, eletrocardiograma e de RX.

Foto: Ascom/PMT

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: