Alunos de Teresópolis inscritos em cursos do Pronatec

Cinco escolas estaduais de Teresópolis serão beneficiadas com os cursos do projeto MEDIOTEC,
ação do PRONATEC voltada à formação técnica de alunos do Ensino Médio da rede pública estadual

Foram encerradas as inscrições, no dia 10 de janeiro, para os cursos técnicos do projeto MEDIOTEC, ação do PRONATEC — Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego — voltada à formação técnica de alunos do ensino médio da rede pública estadual. As seguintes escolas estaduais de Teresópolis serão beneficiadas: Presidente Bernardes (São Pedro); Edmundo Bittencourt (Várzea); Euclydes da Cunha (Alto); Campos Salles (Barra) e Higino da Silveira (Várzea).

Os cursos são patrocinados pelo Mistério da Educação/MEC. A Secretaria de Estado de Cultura do RJ (SEC RJ), em parceria com a Coordenação Geral de Formação Técnica da Secretaria da Economia da Cultura/Ministério da Cultura (MinC), oferece vagas para cursos técnicos no campo da Cultura.

A carga horária vai de 800 a 1.400 horas, com 25 participantes em cada turma (duração de um ano e meio, início em junho de 2017, com finalização em dezembro de 2018). Os cursos foram ofertados e serão executados exclusivamente para alunos do Ensino Médio das escolas estaduais do RJ.

A prioridade da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, através do Setor de Políticas Culturais, é credenciar as Escolas Estaduais no MEDIOTEC, de modo a atender as dez regionais fluminenses (Noroeste/ Norte/ Baixada Litorânea/ Serrana/ Leste Fluminense/ Metro Capital/ Baixada Fluminense/ Médio Paraíba/ Sul Fluminense e Costa Verde), na equânime distribuição das 16.500 vagas, inserindo o maior número possível dos 92 municípios do RJ no programa PRONATEC Cultura.

As próximas etapas (critérios para contratação de professores, local das aulas nas escolas, dia e horário, bem como material necessário para a produção/execução da ação) serão acordadas na sequência da tratativa já iniciada com o Ministério da Cultura, após negociação e ajustes de praxe com a Secretaria de Estado de Educação. Será oferecida capacitação prévia aos professores contratados. A SEC RJ terá direta interlocução na contratação dos profissionais, priorizando pessoal apto das próprias cidades ou da regional.

Opções de Cursos Técnicos

— Técnico em Publicidade;
— Técnico em Rádio e Televisão;
— Técnico em Regência.

Quadro de distribuição de vagas nas regionais, em função da população:

Regional Costa Verde: 600 vagas………………………… 24 Turmas
Regional Sul Fluminense: 700 vagas…………………….. 28 Turmas