Alunos da Escola Sakurá participam de plantio de árvores e caminhada em comemoração ao Dia da Água

Na manhã desta sexta-feira (22), as amigas Giovana Rangel e Ingrid Carvalho plantaram a sua primeira árvore. Elas e mais de 100 alunos da Escola Municipal Sakurá participaram de uma programação em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizado na Praça Olímpica.

“Foi muito interessante, pois isso vai ajudar o meio ambiente. Foi muito legal plantar esta árvore”, disse Ingrid. “Daqui a uns anos vamos voltar aqui e ver essa árvore, sabendo que fomos nós que plantamos”, completou Giovana.

O projeto em comemoração ao Dia Mundial da Água é de iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do Projeto Humano Novo. A programação, além do plantio de cinco árvores nativas, contou também com atividades lúdicas do projeto ‘Nosso Lixo tem Valor’, apresentação sobre lixo nos rios pelo 16º Grupamento de Bombeiro Militar, caminhada pela preservação do Rio Paquequer, apresentação do curta ‘Paquequer que te quero vivo’, no auditório da Universidade Estácio de Sá, e mesa redonda abordando a temática da água no planeta.

“Um evento em homenagem ao Dia Mundial da Água em que recebemos cinco turmas de 9º ano da Escola Sakurá para falar sobre a importância da água. Escolhemos essa faixa etária, pois são mais maduros para receber esses conteúdos. Acredito que foi uma experiência muito rica para cada aluno que participou dessa programação”, disse Mariana Mussolini, coordenadora do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A auxiliar de direção da Escola Sakurá, Jaqueline Aragão Rabello, aprovou a ação. “Fomos convidados e sempre abraçamos esse tipo de trabalho, pois entendemos que o conhecimento não se dá somente no ambiente escolar. Esse trabalho é muito importante para que nossos alunos sejam multiplicadores”, disse.

O evento contou com o apoio da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Universidade Estácio de Sá, Programa Atitude Legal, Projeto Nosso Lixo tem Valor, Associação Agroecológica de Teresópolis, Rede Brasilidade Solidária e Geo Prime.

“Por meio desse projeto, buscamos promover o consumo consciente da água, pois ela é um bem natural, mas se usar desnecessariamente podemos ficar sem esse bem”, destacou Simone Carvalho, representante da Geo Prime.

Foto: Jorge Maravilha