Na atividade, as crianças desenvolveram uma horta vertical em garrafa pet de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs
Nos últimos dias 26 e 27 de setembro, através do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Horto Municipal, estudantes das turmas de 5º ano da Escola Municipal Belkis Frony Morgado visitaram o Horto Municipal Carlos Guinle e desenvolveram uma horta vertical em garrafa pet de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs para a unidade escolar.
A motivação desta ação se deu por meio de um projeto paisagístico desenvolvido no espaço escolar pela paisagista e chefe do Horto, Denise Marques, visando a importância dos espaços verdes em áreas urbanas do município. A escola, localizada no bairro São Pedro, realizou a visita ao Horto Municipal e participou de uma programação de atividades desenvolvida pela coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O tema em destaque da programação foi “Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs”, envolvendo também demais espécies de plantas alimentícias condimentares e medicinais.
“O termo PANC quer dizer “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”, ou seja, são Não Convencionais por não serem produzidas ou comercializadas em grande escala, cujo cultivo e uso acaba não sendo notado ou ressignificado. Voltar a consumi-las é uma forma de valorizar as culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes, e também de fomentar a adequação de espaços verdes nas áreas urbanas”, disse a coordenadora do setor de educação ambiental da SMMA, Victória Canto.
A atividade contou com uma apresentação, destacando sobre: a importância territorial agrícola do município; os benefícios das PANCs; levantamento de características, propriedades e cuidados com as espécies envolvidas no plantio; e destaques sobre os benefícios das hortas e plantios em áreas urbanas para a saúde e bem-estar da população. Após o momento de apresentação, os estudantes realizaram o processo de plantio com orientação das educadoras, utilizando recursos facilitadores para a drenagem e escoamento da água nos respectivos recipientes de garrafa pet. As garrafas foram levadas e confeccionadas pelos próprios estudantes, facilitando todo o processo de construção e garantindo maior autonomia dos estudantes durante a atividade. As espécies plantadas, foram: peixinho-da-horta, orégano, cheiro-verde, nirá, boldo-do-chile, manjericão, cebolinha, alecrim e ora-pro-nobis.
“É de grande importância estimular as crianças desde pequenas a conhecerem as PANCs para poderem garantir uma alimentação mais saudável no futuro. Existem flores que usamos no Paisagismo que também são consideradas PANCs, como as begônias, capuchinhas, amor-perfeito, mini rosas, calêndulas, flor-de-mel, violetas, hibiscos”, pontuou Denise Marques, chefe do Horto Municipal.
Nossa motivação inicial, com a visita ao Horto Municipal, foi despertar em nossos alunos o sentimento de cuidado com o meio ambiente através do cultivo de plantas medicinais e condimentares. Em parceria com a Victória, responsável pela Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, e Denise, responsável pelo Horto Municipal, as crianças puderam conhecer mais sobre cada planta, antes de colocar as “mãos na terra”. Foi uma experiência rica e significativa para nossos alunos, pois além de práticas de plantio, estes puderam conhecer e usufruir do espaço do Horto, tendo a oportunidade de conexão com a natureza. Esperamos que nossos alunos sejam multiplicadores de boas práticas e, por isso, estamos sempre incluindo em nossos projetos pedagógicos questões sobre preservação do meio ambiente e hábitos de sustentabilidade”, agradeceu a orientadora pedagógica da unidade escolar, Amanda Goto.
Toda a estrutura da Horta Vertical, construída com os estudantes, foi encaminhada para o espaço da Escola Municipal, acrescentando e motivando esta importância para o dia a dia dos alunos.
Fotos: Divulgação.