Alunos da E.M. Belkis Frony Morgado visitam Horto Municipal Carlos Guinle

Você está visualizando atualmente Alunos da E.M. Belkis Frony Morgado visitam Horto Municipal Carlos Guinle

Na atividade, as crianças desenvolveram uma horta vertical em garrafa pet de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs

Nos últimos dias 26 e 27 de setembro, através do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Horto Municipal, estudantes das turmas de 5º ano da Escola Municipal Belkis Frony Morgado visitaram o Horto Municipal Carlos Guinle e desenvolveram uma horta vertical em garrafa pet de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs para a unidade escolar.

A motivação desta ação se deu por meio de um projeto paisagístico desenvolvido no espaço escolar pela paisagista e chefe do Horto, Denise Marques, visando a importância dos espaços verdes em áreas urbanas do município. A escola, localizada no bairro São Pedro, realizou a visita ao Horto Municipal e participou de uma programação de atividades desenvolvida pela coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O tema em destaque da programação foi “Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs”, envolvendo também demais espécies de plantas alimentícias condimentares e medicinais.

“O termo PANC quer dizer “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”, ou seja, são Não Convencionais por não serem produzidas ou comercializadas em grande escala, cujo cultivo e uso acaba não sendo notado ou ressignificado. Voltar a consumi-las é uma forma de valorizar as culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes, e também de fomentar a adequação de espaços verdes nas áreas urbanas”, disse a coordenadora do setor de educação ambiental da SMMA, Victória Canto.

A atividade contou com uma apresentação, destacando sobre: a importância territorial agrícola do município; os benefícios das PANCs; levantamento de características, propriedades e cuidados com as espécies envolvidas no plantio; e destaques sobre os benefícios das hortas e plantios em áreas urbanas para a saúde e bem-estar da população. Após o momento de apresentação, os estudantes realizaram o processo de plantio com orientação das educadoras, utilizando recursos facilitadores para a drenagem e escoamento da água nos respectivos recipientes de garrafa pet. As garrafas foram levadas e confeccionadas pelos próprios estudantes, facilitando todo o processo de construção e garantindo maior autonomia dos estudantes durante a atividade. As espécies plantadas, foram: peixinho-da-horta, orégano, cheiro-verde, nirá, boldo-do-chile, manjericão, cebolinha, alecrim e ora-pro-nobis.

“É de grande importância estimular as crianças desde pequenas a conhecerem as PANCs para poderem garantir uma alimentação mais saudável no futuro. Existem flores que usamos no Paisagismo que também são consideradas PANCs, como as begônias, capuchinhas, amor-perfeito, mini rosas, calêndulas, flor-de-mel, violetas, hibiscos”, pontuou Denise Marques, chefe do Horto Municipal.

Nossa motivação inicial, com a visita ao Horto Municipal, foi despertar em nossos alunos o sentimento de cuidado com o meio ambiente através do cultivo de plantas medicinais e condimentares. Em parceria com a Victória, responsável pela Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, e Denise, responsável pelo Horto Municipal, as crianças puderam conhecer mais sobre cada planta, antes de colocar as “mãos na terra”. Foi uma experiência rica e significativa para nossos alunos, pois além de práticas de plantio, estes puderam conhecer e usufruir do espaço do Horto, tendo a oportunidade de conexão com a natureza. Esperamos que nossos alunos sejam multiplicadores de boas práticas e, por isso, estamos sempre incluindo em nossos projetos pedagógicos questões sobre preservação do meio ambiente e hábitos de sustentabilidade”, agradeceu a orientadora pedagógica da unidade escolar, Amanda Goto.

Toda a estrutura da Horta Vertical, construída com os estudantes, foi encaminhada para o espaço da Escola Municipal, acrescentando e motivando esta importância para o dia a dia dos alunos.

Fotos: Divulgação.