Alunas de escola municipal são premiadas em concurso de redação do Rotary sobre saneamento básico

You are currently viewing Alunas de escola municipal são premiadas em concurso de redação do Rotary sobre saneamento básico
Compartilhar:

Alunas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Água Quente, no 2º Distrito, Jaqueline de Souza Corrêa dos Santos Cunha, Lohayne Lamoglia da Rocha, Rayssa Dias Quintieri e Rebeca de Aquino da Rocha de Oliveira são as finalistas do 1º Concurso Virtual de Redação, iniciativa do Rotary Club de Teresópolis. Com o tema ‘Saneamento Básico e Saúde’, o concurso foi realizado entre os meses de março e maio, dentro do plano de atividades da gestão 2020-2021 do clube de serviço.

Premiadas nesta terça-feira, 11/05, as quatro estudantes receberam R$ 350, cada uma. “Reconhecemos o maravilhoso trabalho realizado pela diretora Paloma de Souza e sua equipe e criamos uma forma de agradecer pela parceria nesse concurso em um momento tão difícil. As escolas têm grandes desafios, como por exemplo, motivar os alunos a participarem das aulas remotas e elevar o índice de acesso a essas aulas, considerando o baixo número de alunos equipados com aparelhos celulares, computadores e internet. As escolas estão equipadas, mas as famílias não estão, ficando impossível esse acompanhamento”, comentou Isabel Costa, presidente do Rotary Club de Teresópolis.

“Parabenizo o Rotary Club de Teresópolis por abordar com os nossos adolescentes um assunto tão urgente e atual. Principalmente neste momento, em que a Gestão Municipal avança no Programa Saneamento Básico para Todos, quando vamos levar para toda Teresópolis água tratada e rede de esgoto, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a nossa população”, enalteceu o Prefeito Vinicius Claussen.

Qualidade dos textos

Apresentação e organização, criatividade e conhecimento do tema, coerência e conclusão de idéias foram os critérios avaliados pela comissão organizadora, formada por representantes da escola e de instituições parceiras da iniciativa. A avaliação dos trabalhos foi feita pelos professores Cecília Silva e Filipe Albani, da Escola Alcino Francisco; Nélio Paes de Barros, representando a Academia Teresopolitana de Letras; Neuza Biolchini, da Academia Brasileira Rotária de Letras; Lucianna Paschoal e Roberto de Moura Estevão, do Rotary Club de Teresópolis; Bruna e Jorge Dodaro, do Elos Clube de Teresópolis; professora Maria Áurea Miguens, da Casa da Amizade de Teresópolis; Nicolas Theodoridis, da Academia de Letras do Brasil em Teresópolis.

“Ao ler os textos, ficamos felizes com o resultado. Os alunos, sob orientação do professor Carlos Brunno, pesquisaram sobre a temática e estabeleceram a relação, sem exceção, entre Saneamento, Saúde e Meio Ambiente, mostrando em seus olhares críticos que sabem identificar a falta, por anos, dessa discussão em nossa cidade, das atribuições dos governantes, da conscientização da população e da necessidade de políticas públicas para a solução desse grande problema”, avaliou a presidente do Rotary Club de Teresópolis, Isabel Costa.

Conscientização e empoderamento feminino

Mostrando preocupação com o crescimento da violência contra as mulheres, o Rotary Club de Teresópolis, em parceria com a Casa da Amizade de Teresópolis, presenteou a Escola Alcino Francisco da Silva com 49 livros de três temáticas: a luta da mulher pelo reconhecimento de seus direitos e escolhas, a desconstrução do machismo e o combate ao racismo estrutural.

O Elos Clube de Teresópolis somou outros 4 exemplares a essa coletânea, doando 3 de suas diferentes Antologias, inclusive a Antologia do Jubileu, lançada em 2020, e a Antologia da Academia Teresopolitana de Letras, lançada em 2017, somando um total de 53 livros, para enriquecer ainda mais o trabalho desenvolvido com os alunos da escola municipal.

Fotos: Divulgação