Alta qualidade e muitos prêmios na primeira noite da Primavera

Compartilhar:

Cerimônia oficial do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE

2017, na Casa de Cultura, teve entrega de prêmios

Teresópolis, 25 de setembro de 2017 – Com uma bela cerimônia na noite de sexta-feira, dia 22, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, ocorreram as premiações do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE 2017 — uma realização da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, presidida por Helena Amaral, com apoio de RZ & Filhos, ASSCON Contabilidade, Embalagens Serra Karioca e Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Montada pelo artista plástico, editor de arte e designer Ricardo Guarilha, a exposição segue até o dia 15 de outubro e pode ser vista de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, em Araras.

O salão foi aberto nas modalidades pintura, escultura e desenho. “É um número significativo de artistas. É um orgulho para Teresópolis sediar uma exposição que conta com a presença de artistas renomados vindos de várias partes do estado e do País. É um salão de alto nível e sua qualidade vem aumentando a cada ano. Este ano, demos um salto nesse sentido”, comentou o secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula.

A mesa diretora da cerimônia foi presidida por Helena Amaral, com a participação de Márcio de Paula; da secretária da SOARTE, Carminha Mangia; do fundador da entidade, Carlos Veríssimo; e do empresário Marco Zael, da ASSCON Contabilidade. A apresentação ficou a cargo de Arthur Barbosa. Prestigiaram a solenidade representantes da sociedade teresopolitana – entre eles Sílvia Borges Mattar, viúva de Sami Mattar, fundador e um dos principais nomes da SOARTE, e o filho Darik. Também estiveram presentes a atriz Edinar Corradini e os irmãos Louis e Herman Capelle, do Blog Terê Total, entre outros.

104 obras, sendo seis esculturas, e 29 prêmios

A mostra coletiva apresenta 104 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas de 58 artistas profissionais e amadores. Os 29 prêmios foram distribuídos em várias categorias.

Em “Pintura Profissional”, os premiados foram Eliane Laranjeira (menção honrosa por “Azulando”); Lourdes Ischizu (menção honrosa por “Reflexos”); Martha Maria (bronze por “Família Sagrada”); Sylvio Veras (bronze por “Posição de São Pedro”); Francesco Cittadino (prata por “Vista do Cristo”); Zuleide Furtado (prata por “Natureza Morta”; Antônia Lúcia, representada por Zuleide Furtado (ouro por “Beleza Negra”); e Renato Cardoso (ouro por “Pescadores”).

Na categoria “Destaque Profissional”, os premiados foram Ferrari, por “Natureza Morta”; e Reinaldo Caó, ganhador do principal prêmio da noite, o de Aquisição, no valor de R$ 1.500,00, pelo belíssimo quadro “Tarefa do Dia”. Morador de Cabo Frio, onde coordena o Corredor Cultural, Caó não pôde comparecer à cerimônia e também foi representado por Zuleide Furtado.

Na categoria “Pintura Amador”, os premiados foram: Rayssa Rabello (menção honrosa por “Pequena Ceia”); Vânia Azamor (menção honrosa por “Cena Teresopolitana”); Anmory (bronze por “Beleza Submersa”); Rosângela Canto (bronze por “Casario”); Lili (prata por “Meu Refúgio”); Ana Maria Latini (prata por “Toscana”); e Jo Ghazale (ouro por “Borboleta Blue”).

Em “Destaque Amador”, o prêmio foi para Marilene Balzi, por “Recuerdo de Buenos Aires”. Na “Categoria Especial”, a prata foi para Josiane Fonseca, e o ouro para D. Lino, por “Dama Reciclada” — um dos trabalhos mais originais da mostra, usando materiais recicláveis como tampas de pasta de dente, puxador de latinha de cerveja, molas, parafusos, etc. O “Destaque de Escultura” foi para “Sinuosidade”, de J. L. Almeida.

 Em “Pintura Abstrata Profissional”, o bronze foi para Vanize Claussen, por “Gestação”. Prata para Carminha Mangia, por “Borboletas Sincronizadas”. E ouro para Lúcia Perissé, por “Flutuando. Na categoria “Abstrato Amador”, a prata foi para Luma, por “Sol no Povoado”. Em “Desenho Amador”, prata para Thirza Asch (representada por Ricardo Guarilha), por “Pontal do Atalaia”; e ouro para Cláudia Cardoso, por “Beija-Flor”.

Na categoria “Desenho Profissional”, prata para Fernando Fernandes, por “Modelo no Atelier”; e ouro para Cássia Fouraux (igualmente representada por Zuleide Furtado), por “Cumplicidade”. O patrocinador do Salão, Marco Zael, estava feliz com o sucesso e a qualidade da mostra. “Sempre fui ligado à arte, gosto de quadros especialmente, e patrocino o Salão há muitos anos. Vou continuar, com certeza”, afirmou ele.

 

Texto: Ney Reis/Secretaria Municipal de Cultura

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT