Alfabetização é tema de seminário municipal em Teresópolis

Evento acontecerá dia 14, no Clube Comary

Com o lema ‘As vozes do Município de Teresópolis no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’, a Secretaria de Educação realizará, no dia 14, o Seminário Municipal de Alfabetização/PNAICUFRJ 2019.

Destinado aos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino, o evento acontecerá de 16h às 20h, no auditório do Clube Comary. O objetivo é promover a formação continuada dos educadores, refletindo sobre o processo de alfabetização com/entre professores, teóricos e estudiosos da área.

“A proposta é que os educadores atualizem conhecimentos, troquem experiências e adquiram novas técnicas, através de relatos de experiências, apresentação/publicação de trabalhos, debates e palestras”, resume a secretária municipal de Educação, Rosana Mendes.

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

Programação:

1. Palestras
  • Imaginação e criatividade: como os jogos e brincadeiras possibilitam a inclusão no espaço escolar? Jonathan Aguiar/UFRJ.
  • Alfabetização: Por Uma Prática Discursiva – Maria Cristina Corais/UFF.
  1. Apresentação de Trabalhos

Apresentação dos trabalhos dos Professores Alfabetizadores.

1. Relatos de Experiências

Relatos de experiências em pôster virtual pelos professores alfabetizadores que tiveram suas submissões de trabalhos selecionados.