Alegria e emoção marcam a reinauguração da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema

No momento, você está visualizando Alegria e emoção marcam a reinauguração da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema
Descerramento da placa de reinauguração da Escola Lino Oroña
Compartilhar:

Evento contou com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo, alunos e familiares

Totalmente reformada e reestruturada, a Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema foi reinaugurada no último sábado (29/03). A cerimônia de entrega da unidade de ensino à população contou com a presença do Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Soares, da vice-prefeita Drª Afaf Ribeiro, secretários municipais, servidores públicos, equipe da Secretaria M. de Educação, alunos e familiares, entre outros convidados. Representantes do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e vereadores também participaram do evento, que teve pipoca, algodão-doce, picolé, bolo e suco, fazendo a alegria da criançada. A escola atende 229 alunos do Ensino Fundamental e agora terá a possibilidade de oferecer mais 100 vagas.

“Depois de 6 anos fechada, hoje temos a alegria de entregar a Escola Lino Oroña totalmente reformada e reestruturada para a população. A unidade vai receber também o Instituto Federal de Educação. Além disso, estamos lançando oficialmente o projeto ‘Visão Móvel’, onde todos os nossos alunos da Alfabetização irão passar por exame de vista e aqueles que precisarem de óculos a Prefeitura vai fazer fornecer”, enfatizou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, lembrando que, no início da gestão, em janeiro deste ano, assumiu a obra, que estava paralisada e com apenas 40% dos serviços realizados.

A nova estrutura da Escola Maçom Lino Oroña conta com oito salas de aula, sala de informática, sala de recursos multifuncionais, auditório, cozinha, refeitório e banheiros adaptados, além de salas administrativas e de apoio, quadra esportiva e pátio coberto. A biblioteca foi ampliada e a rampa de acesso ao 2º andar recebeu cobertura.
“É com o coração cheio de felicidade que o governo está entregando de volta para a comunidade escolar essa unidade de ensino, que foi totalmente reformada e ficou linda! Agradeço a toda equipe da escola, que durante todos esses anos lutou e trabalhou para mantê-la viva, mesmo em outros espaços”, enfatizou a Secretária de Educação, Carla Rabello, agradecendo a presença da neta de Lino Oroña, Eliane Oroña, que representou a família na cerimônia.

A diretora da escola, Jaqueline Rodrigues, fez um discurso emocionado e recebeu homenagens dos alunos e do servidor público municipal, escritor e poeta, Hudson Fernandes. Alunos da Lino Oroña e familiares falaram sobre a felicidade em ter a escola reaberta. “Esse é um momento muito especial. A escola está incrível! Eu e meu filho fizemos questão de participar desta celebração”, comentou Raiane, mãe do aluno Miguel.

Os vereadores Caio Pfister, Diego Barbosa, Erika Marra, Márcia Valentim, Dr. Amorim, Higor Faraco, Luciano Santos, Calé, João Miguel, Cacau Repórter, Vitinho, Paulinho Nogueira, Sandrinho, Bruninho Almeida, Rangel, Fidel Faria, Maurício Lopes, André do Gás, Professora Amanda também participaram da reinauguração. “O Prefeito Leonardo conseguiu, em 90 dias, realizar um trabalho de excelência e hoje podemos estar de volta à Lino Oroña. Foi tudo feito com muito carinho para nossas crianças e esse é só o início de um modelo de gestão maravilhoso. Parabéns ao Leonardo Vasconcellos e à sua equipe!”, pontuou a vereadora Erika Marra, membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

Prestigiaram ainda a solenidade, o ex-prefeito Roberto Petto e o ex-deputado federal Luiz Ribeiro, Padre Jorge, da Paróquia de Santa Teresa, e o Pastor Odinar Ferreira. Empresários da cidade também estiveram presentes, como Ladmir Carvalho, da Alterdata, e Marcondes, do Studio e Mais. “Essa reinauguração é importante demais para Teresópolis. Eu não acredito em uma sociedade que se desenvolva sem educação. O futuro de Teresópolis precisa ser muito melhor do que o passado!”, destacou Ladmir Carvalho.

Campus IFRJ Teresópolis

Durante o evento, o Prefeito Leonardo Vasconcellos e o Reitor do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Rafael Almada, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o instituto para implantação da sede provisória do Campus IFRJ Teresópolis, nas instalações da Escola Lino Oroña. Nos turnos da manhã e da tarde, a unidade de ensino atenderá aos alunos da Rede Municipal e, aos sábados, aos estudantes do instituto. As aulas para os alunos do instituto começam no próximo dia 26 de abril.

Representando o IFRJ, estiveram presentes ainda a Pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, Clenilson Souza Júnior, a diretora de Ensino Técnico e Qualificação Profissional, Gilsiane Viana, e o Coordenador Geral de Formação Inicial e Continuada, Diones Motta.

Projeto Visão Móvel

Durante a reinauguração foram entregues óculos para 28 alunos da escola, participantes do projeto ‘Visão Móvel – Oftalmologia para Todos’, uma realização da gestão do Prefeito Leonardo Vasconcellos, por iniciativa da Primeira-dama, Cláudia Soares, através do Fundo Social da Solidariedade da Prefeitura, que conseguiu a parceria para doação dos óculos. O projeto começou atendendo crianças do 1º Ano da Lino Oroña e seguirá por todas as unidades de ensino municipais.

“É com muita alegria que hoje estamos fazendo a entrega dos primeiros óculos do projeto ‘Visão Móvel’ para crianças da Lino Oroña. Dos 48 alunos que fizeram o exame de vista, 28 precisam de óculos, o que mostra a importância do projeto. Esse é o nosso compromisso, cuidar das crianças das nossas escolas municipais para que elas possam ter um aprendizado com qualidade e um futuro grandioso e feliz!”, frisou a Primeira-dama, Cláudia Soares.

Fotos: Jorge Maravilha e Jonathan Martins