Aferição de taxímetros será de 10 a 27 de outubro em Itaipava

Aferição de taxímetros será de 10 a 27 de outubro em Itaipava

Atendimento deve ser agendado pela internet

Os taxistas de Teresópolis devem estar atentos. De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ), a aferição anual obrigatória dos taxímetros instalados nos veículos de aluguel táxi no município acontecerá de 10 a 27 de outubro, das 9h às 16h, na Feirinha de Itaipava (BR 040, km 63, Itaipava).

“Essa verificação é um procedimento determinado por lei e contribui para a oferta de um serviço de qualidade à população”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Antonio Carlos da Costa Velho. A secretaria é responsável pela fiscalização e pela concessão dos pontos de táxi no município.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos (original e cópia): último certificado do IPEM/RJ do exercício de 2015; CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de 2015; GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de 51,96, devidamente quitada; Certificado de Segurança Veicular, para carros movidos a gás natural (GNV), dentro da validade e com foto do veículo; documento de identidade; carteira de habilitação; e comprovante de residência (caso tenha alteração). Em caso de permuta ou transferência, será necessário levar a documentação da Prefeitura e do Relojoeiro.

 “Caso o veículo não possa ser levado durante a verificação, por qualquer motivo, o permissionário ou o auxiliar deverá comparecer ao IPEM/RJ no mesmo período de 10 a 27 de outubro, para justificar a falta e solicitar um novo prazo”, orienta Onofre Correa, presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresópolis.

Todos os veículos deverão ser agendados pela internet, seguindo o seguinte passo a passo:

1) acessar o link http://servicos.rbmlq.gov.br/agendamento;
2) selecionar o ESTADO e clicar em AGENDAMENTO DE SERVIÇOS;
3) Inserir o CPF do PERMISSIONÁRIO;
4) conferir os dados do veículo, selecionar o serviço (Verificação Anual) e clicar em AGENDAR;
5) Selecionar a data desejada e o horário;
6) Clicar em CONFIRMAR;
7) IMPRIMIR a GRU COM O AGENDAMENTO.

Segundo Onofre Correa, os motoristas de táxi interessados podem procurar a Relojoaria Brilhante (Rua Waldir Barbosa Moreira, 170/loja 33B, na Rodoviária), na Várzea, para solicitar a retirada da GRU e agendar a aferição. O valor da Guia de Recolhimento da União pode ser pago nas casas lotéricas ou nos bancos.

Onofre Correa alerta que se a aferição não for feita, o permissionário poderá ser autuado. “Mesmo quem já fez outro serviço no IPEM em 2016 deve pagar nova GRU e comparecer para verificação de pista e colocação do selo do serviço efetuado, bem como a entrega do novo certificado”, destaca.

Segundo o Sindicato, a cidade possui cerca de 350 táxis, distribuídos em 35 pontos.

Mais informações podem ser obtidas no Sindicado dos Taxistas (Rua Alfredo Faria, 196, bairro Prata); pelos telefones (21) 2742-6457 e (21) 97650-7319 ou pelo e-mail spatdeteresopolis@hotmail.com.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 2742-3352 ramal 257

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