Ação social de saúde e beleza marca mês dos namorados

Com o tema “Celebre o amor o ano todo – diga não à violência contra a mulher”, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher promoveu, na manhã desta sexta-feira, 15, uma ação social de beleza e saúde na Praça Baltasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, local onde acontece a Feira de Artesanato Espaço Mulher.

Aproveitando a temática do mês dos namorados, a ação social contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Projeto Guardiões da Vida da Polícia Militar, da empresa Prevenf e do Studio Santa Tereza. Na programação, roda de conversa, verificação de pressão arterial, espaço de beleza e massoterapia.

A secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, destacou a importância da realização de ações sociais sob esta temática. “É importante que a gente esteja aqui e que fomente cada vez mais atividades onde possamos mostrar como é fundamental falar sobre amor e prevenção”, disse.

Tatiana Cardoso, representante da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a parceria da pasta na realização de aferição de pressão arterial. “Essa pratica é muito importante, pois consegue atingir o público que passa rotineiramente pela Praça de Santa Teresa e que, muitas vezes, sofre com a hipertensão e não percebe. Além disso, alcança também aqueles que já são sabidamente hipertensos e que passam por aqui para dar averiguar como está a pressão arterial”, concluiu.

Dona Maria Lúcia Gusmão, de 69 anos, aprovou a ação. “É bom cuidar da saúde, aferir a pressão e saber como estamos. É bom estar sempre medindo e procurando cuidar da saúde”, falou.

Através do Projeto Guardiões da Vida, os policiais militares Hevelyn Oliveira e Michel Abreu orientaram as mulheres presentes sobre como agir diante de uma situação de violência. “Muitas vezes as vítimas precisam de acompanhamento psicológico, de advogados e de serviços mais específicos que vêm diretamente do apoio da Secretaria dos Direitos da Mulher”, disse o policial militar Michel Abreu.

Oferecendo massoterapia e orientações de saúde, a enfermeira Sandra Santos, da Prevenf, destacou a importância de falar sobre prevenção. “Temos como objetivo atender toda a faixa etária do universo feminino, para que as mulheres compreendam a importância de fazer a prevenção. E principalmente ficar alerta quanto à violência, em questões simples e sutis”, finalizou.

O evento aconteceu na Feira de Artesanato Espaço Mulher, que é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, e que tem como objetivo promover o empoderamento feminino e a geração de renda através do trabalho artesanal. A feira acontece todas as sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 17h, na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade, com artesanatos diversos e alimentos de qualidade.

SERVIÇO:

• Feira de Artesanato Espaço Mulher
  • Todas as sextas-feiras e aos sábados
  • Horário: das 9h às 17h
  • Local: Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa