Ação na Calçada da Fama marca o Dia do Meio Ambiente em Teresópolis

Programação segue até domingo com visitas ao Parque Municipal e à Feira Agroecológica, além de outras atividades

Uma caminhada filosófica com a Rede Brasilidade Solidária e reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) abriram nesta segunda-feira (3), a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente em Teresópolis. Nesta quarta (5), uma grande ação de conscientização vai movimentar a Calçada da Fama, na Várzea, das 10h às 17h, com estandes de várias instituições.

COMDEMA – Na noite de segunda (3), durante reunião do COMDEMA, foram feitos informes sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, cujo andamento pode ser acompanhado neste link.

O início do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi outro informe. O plano é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos de gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais existentes.

Também foi lançado o Programa de Voluntariado, que terá inscrições abertas no dia 24 de junho, com divulgação de edital para curso preparatório prevista para o dia 22 de julho.

A convite da Câmara Técnica de Saneamento do COMDEMA, o professor e engenheiro civil Paulo Canedo, que é consultor do Banco Mundial para a área de saneamento, falou sobre o tema ‘Tempo seco ou Separador ABS’. Ele abordou vantagens e desvantagens desses modelos de tratamento de esgoto sanitário, encerrando o encontro.

De sexta a domingo – Na sexta, 7, das 9h às 12h, por meio do projeto ‘Escola no Parque’, acontecem atividades de educação ambiental e visita de escolas ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, sede Santa Rita.

No sábado, 8, às 9h, terá visita à Feira Agroecológica, com música ao vivo. A feira funciona na Rua Fritz Weber, 75, na Fazendinha.

Já no domingo, 9, tem passeio no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Sede Pedra da Tartaruga, com trilha guiada e aula de yoga. O acesso é pela Granja Florestal.

Fotos: Jorge Maravilha