Ação conjunta pela causa animal: COPBEA, canil municipal e protetores se unem para encaminhar filhotes abandonados para feiras de adoção

Abandonados por cima do muro do Centro de Triagem Animal (CTA), mais conhecido como canil municipal, no Fischer, nove filhotes de cães foram acolhidos por duas organizações não governamentais e uma protetora independente. A proposta é que sejam encaminhados para feiras de adoção. A ideia da ação conjunta foi possível por iniciativa do coordenador da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal), Jackson Muci, em parceria com a veterinária responsável pelo CTA, Tatiana Castro.

“Elizabeth Simões e as voluntárias Michelli Costa e Lidiane, da ONG Anjos Peludos, Eunice Ferreira, do Projeto Patinhas Solidárias, e a protetora independente Rosane Maria Jorge se ofereceram para abrigar filhotes de cachorros que forem abandonados no CTA. Isso porque a maioria dos animais do canil municipal é adulta e os filhotes, por necessitarem de mais cuidados, têm menos chance de sobreviver. A ideia é que os cãezinhos sejam encaminhados para as feiras semanais de adoção realizadas na cidade, onde têm chance de serem adotados por pessoas comprometidas com o seu bem-estar”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

A Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal trabalha para realizar chamamento público para feiras mensais de adoção. “Com isso, os animais abrigados no canil municipal ganham a oportunidade de serem adotados, e as ONGs e protetores independentes têm mais um canal para doar os animais que resgatam de situações de abandono e de maus tratos”, conclui Jackson Muci.