Desde que o Lockdown 1º Estágio entrou em vigor, no dia 18 de maio, até esta quinta-feira, 4 de junho, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Teresópolis realizaram 1.251 ações. Desse total, 440 atenderam a denúncias feitas pela população através do Disque Denúncia e pelo e-Ouve; as outras 811 foram executadas durante as rondas de rotina dos fiscais pelos bairros.
São operações permanentes para verificar o cumprimento das medidas restritivas e de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, orientando sobre a importância de respeitar as determinações e recomendações dos decretos municipais em vigor.
Distribuídos em 16 equipes, os fiscais fizeram 505 ações no turno da manhã, 546 à tarde e 200 à noite, em 60 bairros, na cidade e no interior, verificando situações como aglomerações, estabelecimentos em funcionamento irregular e descumprimento de regras sanitárias.
Pelo relatório da Secretaria Municipal de Fazenda, de todos os estabelecimentos visitados, 392 descumpriam o decreto e foram notificados, 9 foram multados e quatro lacrados. Também foram prestadas 625 orientações.
As ações orientativas e de conscientização da população prossegue até a próxima segunda-feira, dia 8 de junho, período de prorrogação do Lockdown 1º Estágio.