Atividades são disponibilizadas nos formatos digital e impresso
Implantado há pouco mais de um mês, o Plano de Ação de Atividades não presenciais de Acompanhamento de Estudo e Apoio aos Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis tem obtido sucesso. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, o atendimento online e o material impresso alcançaram 96% dos estudantes das 96 escolas da rede, ou seja, cerca de 20 mil alunos.
Desses, 8,2% dos estudantes foram alcançados pelo serviço online, mas não deram retorno das atividades. Além disso, não foi possível contato com 4% dos estudantes matriculados na rede e, por isso, a SME iniciou a Busca Ativa, que são rotinas estabelecidas para identificar alunos não atendidos pelas redes de ensino.
“O plano foi construído e está sendo executado coletivamente e destacamos o êxito do número de alunos alcançados. Agradeço às equipes da Educação, diretores das escolas, professores, servidores e também aos pais e responsáveis. Todos têm se dedicado com empenho na realização de suas atividades”, frisou o secretário de Educação, Álvaro Chrispino.
O secretário informou que na próxima segunda, 25/5, acontecerá a Plenária Virtual do Conselho Municipal de Educação, quando será deliberado se as atividades e estudos escolares não presenciais, mediados ou não por tecnologia, serão computados pelo Sistema Municipal de Ensino como carga horária obrigatória na reorganização dos calendários escolares.
O Plano de Ação tem o objetivo de incentivar as crianças a continuarem com a rotina de estudos durante o período de isolamento social.
Disponibilizar material pedagógico para que os estudantes mantenham o hábito de realizar as atividades educacionais até o retorno das aulas presenciais é uma preocupação do Prefeito Vinicius Claussen e também da Secretaria de Educação.