“Cultura de Raiz” mostrou a genuína música brasileira e o
“Música na Matriz” apresentou o Coral Pastor Celso de Oliveira, do Rio
Teresópolis, 4 de setembro de 2017 – Neste primeiro domingo de setembro, dia 3, a Casa de Cultura Adolpho Bloch recebeu mais uma vez um time de primeira na música de raiz, genuinamente brasileira. Forró, maxixe, música sertaneja, caipira, gaúcha, teve de tudo no tradicional encontro de bambas no projeto “Cultura de Raiz”.
O destaque ficou por conta de Felipe Rodrigues e seu parceiro Alexandre, que voltaram a se apresentar com força total e foram aplaudidos de pé. Na plateia, o secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula, e a subsecretária, Cléo Jordão. A apresentação foi da atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, e a produção de Eliana Resende, com sonorização de Iremilton Souza.
No projeto “Música na Matriz”, que aconteceu às 16h na Igreja de Santa Teresa, na Várzea, o show foi do Coral Pastor Celso de Oliveira, composto de 50 coristas entre 40 e 65 anos, com regência de Marta Belo; Mario Dantas ao piano e a participação especial e descontraída do tenor Jefferson Dias. O coral foi formado na Igreja Batista Betânia, em Realengo. Além das vozes impecáveis, com destaque para Jefferson e suas interpretações arrebatadoras, muita simpatia, comunicação com o público e uma sadia informalidade, com direito a “bis”.
No repertório, um pouco de tudo: “Cantares”; “Happy Day”; “Deus Tá Procurando”; e “What a Wonderful World”, entre outras. No repertório exclusivo do tenor: “Dein Ist Mein Ganzes” (de Franz Lehár); “Great Day” (Spirituals); “Ride On, King Jesus! (Spirituals); e a canção napolitana popular “Funiculi, Funicula”.
Jefferson contou inclusive com a participação da plateia nas palmas e no refrão. “Essa canção é muito divertida! Ensinei aos meus alunos e eles a cantaram na aula”, comentou a coordenadora do projeto e apresentadora Célia Seabra, que é também diretora e professora do Núcleo Teresopolitano da Escola de Música Villa-Lobos.
Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura
Fotos: Ney Reis e Eliana Resende/Secretaria de Cultura