Promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a Semana da Música (22 a 26/8), na Calçada da Fama, foi uma verdadeira celebração ao “mês do Folclore”. O show de encerramento foi animado e cheio de malícia, investindo em um repertório de duplo sentido. Os músicos e suas performances viajaram pelo Brasil com um cancioneiro de identidades e particularidades que fizeram vibrar o público. Presentes os músicos Eraldo, Edson Rosa, Mário do Violão, Zé da Pipoca e Zé Luiz enquanto Zé Futrica dançava animado.
Teatro, música e brincadeiras de criança
No dia anterior, a vez foi da criançada e da palhaçada. No bom sentido. Com seu teatro “mamulengo”, sua perna-de-pau e piadas contadas pelo boneco que ele manejava por trás do pano preto, Xando Pernambuco divertiu as meninas Joana Flor, Pérola, Luz Sofia e Nina, além de outras “crianças” de várias idades.
Com produção de Raquel, o cenário era a “Brinquedoteca” de Bianca, mulher de Xando, disponível para quem quisesse brincar durante a apresentação. Não faltaram bolhas de sabão e risadas, é claro. Também houve cantoria e batucada com Xando no tantã e o capoeirista Zuza Amaro no pandeiro. O garoto Rafael, de 7 anos, assistia e fotografava com o celular do pai, Alexandre. “É bom ter essas coisas para as crianças e para os adultos também. É uma ótima iniciativa”, elogiou o pai.
Texto e fotos: Ney Reis/Sec Cultura