Com o intuito de estreitar os laços entre a Defesa Civil e as comunidades locais, aconteceu nesta sexta-feira (31), no Teatro Municipal, o primeiro evento intitulado ‘Café com a Defesa Civil’. O encontro teve como foco a apresentação da nova estrutura da secretaria e os projetos que serão implementados ao longo do ano, além de fomentar a interação dos moradores com o trabalho desenvolvido pela pasta.
Durante a ocasião, também foi pontuada a criação de projetos como o ‘Reflorestar’, previsto para iniciar no próximo dia 8 de fevereiro, na Fazenda Ermitage, da retomada dos Núcleos de Proteção Comunitárias (NUPDEC) nas comunidades, e a futura criação do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
A Tenente Coronel Mariana Antunes, Secretária de Defesa Civil, enfatizou a relevância do diálogo entre o poder público e as comunidades. “Este é o primeiro passo para o sucesso das nossas atividades, pois estamos unindo a experiência e o conhecimento de quem vivencia o cotidiano nos bairros às políticas públicas do governo. A parceria das lideranças comunitárias é essencial para o êxito das ações planejadas”, destacou Mariana, acompanhada dos subsecretários Valdeck Amaral (Operacional) e da Major Mirela (Geologia e Mapeamento de Riscos), do Ouvidor Geral do Município, Anderson Aguiar mais conhecido Totó Online, e Presidente da Câmara Municipal, Pastor Luciano Santos.
Durante a reunião, também foi prestada uma homenagem ao servidor Ubiracy Antônio Pinto, que recebeu a Medalha Mérito da Defesa Civil. Essa medalha representa o reconhecimento público a indivíduos que, por meio de ações significativas, ajudam a fortalecer a gestão de riscos e desastres em um estado ou município.
“É gratificante poder ajudar as pessoas e servir ao município. Costumo dizer que saí da Defesa Civil, mas a Defesa Civil nunca saiu de mim. Sinto um imenso orgulho de ter integrado essa equipe dedicada, responsável e formada por verdadeiros guerreiros. Agradeço de coração por essa homenagem, mas quero ressaltar que esse reconhecimento é de toda a equipe”, disse Ubiracy.
“Ao Sr. Bira, que é um grande amigo e parceiro da Defesa Civil, devemos muito. Ele foi o responsável pela implementação do sistema de monitoramento, o Canal Alerta Terê, que hoje contamos com uma parceria robusta. Em nome de toda a equipe, agradecemos pelo seu trabalho, contribuição e dedicação à nossa pasta. Mesmo à distância, se faz tão presente. As portas estarão sempre abertas para você, que fez história aqui”, finalizou a Coronel Mariana Antunes.
Fotos: Jonathan Martins.