Com conquista inédita em classificação do Ministério do Turismo, município se consolida como um dos melhores destinos turísticos do país
Teresópolis encerra 2024 com uma conquista histórica: o município foi elevado à Categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro, consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do país. A classificação, divulgada pelo Ministério do Turismo, nesta quarta-feira, 18, reconhece o esforço coletivo da gestão municipal, do setor privado e de instituições parceiras que trabalham para impulsionar o turismo na cidade e na região.
O Prefeito Vinicius Claussen celebrou a conquista: “Nossa amada Teresópolis sempre foi um destino reconhecido por suas belezas naturais e seu potencial turístico. Essa elevação inédita para a categoria ‘A’ é um reflexo do nosso compromisso com o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o Turismo desde os primeiros dias da gestão. Agradeço o empenho e dedicação da equipe da Secretaria de Turismo e o apoio das instituições e entidades parceiras. Nossa cidade passa a fazer parte do seleto grupo de municípios turísticos no Brasil”.
A secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, também comemorou: “Estamos muito felizes com a evolução de todos a IGR Serra Verde Imperial, não somente daqueles que subiram de categoria, como Teresópolis e Nova Friburgo para A, mas também Cachoeiras e Guapimirim que são exemplos de crescimento significativo e que fazem da nossa Serra Verde Imperial uma força no turismo regional e nacional. É o triunfo da coletividade atrelada ao planejamento e desenvolvimento da atividade turística”. Elizabeth Mazzi agradeceu ao Prefeito Vinicius Claussen: “entusiasta e defensor do desenvolvimento econômico e social através também desse setor”.
A classificação no Mapa do Turismo Brasileiro leva em conta uma série de indicadores, como a geração de emprego e renda no setor, infraestrutura turística, número de visitantes e a organização dos destinos. Com a nova categorização, Teresópolis ganha ainda mais visibilidade para receber investimentos e ampliar sua participação em programas e projetos do Ministério do Turismo. Com a atualização do MTur, além das 27 capitais, outros 129 municípios estão na categoria “A”.
Foto: Gutto Rodrigues