No último sábado, 23, foi realizado um simulado de evacuação em áreas de risco no Pimentel, visando capacitar a comunidade para uma resposta rápida em caso de emergências causadas por chuvas.
Sob a coordenação das equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o treinamento inclui atividades como o acionamento de sirene do Sistema de Alerta e Alarme, que orienta os moradores a deixarem suas residências em uma simulação de evento causado por chuvas intensas. Além disso, são realizadas ações de transporte em macas de pessoas feridas até os pontos de apoio e o cadastro das vítimas para o atendimento pelas equipes de socorro oficiais.
“Novamente, reunimos moradores, voluntários e representantes de instituições públicas para realizar uma simulação de um desastre, orientando sobre como evacuar de forma rápida, segura e eficiente até o ponto de apoio do bairro. Esse tipo de atividade é essencial para treinar os moradores de áreas vulneráveis sobre como agir em uma situação real,” explica o Coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.
Essa iniciativa preventiva faz parte das comemorações do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que ocorre em 29 de novembro. Instituída em 2012, a data visa mobilizar a população, especialmente aqueles que vivem em áreas de risco, promovendo a cultura da prevenção e buscando minimizar os perigos associados a fenômenos como temporais, alagamentos e deslizamentos.
Fotos: Jorge Maravilha e divulgação.