Prefeitura de Teresópolis entregou mais de 860 registros de imóveis do programa municipal de regularização fundiária

No momento, você está visualizando Prefeitura de Teresópolis entregou mais de 860 registros de imóveis do programa municipal de regularização fundiária
Compartilhar:

Desde esta quinta-feira, dia 26/09, mais 125 famílias do bairro Caleme comemoram o recebimento do Registro Geral de Imóveis (RGI) do terreno onde construíram suas casas. Registrado em cartório, o documento comprova a propriedade legal dos imóveis, garantindo a tranquilidade dos moradores.

Entre eles está o casal Hilda Nascimento, 78 anos, e  Clair José Matheus,  80. “Nasci no Caleme e sempre esperei por esse documento. Hoje, ele chegou”, disse seu Clair. “Agora nossa situação está legalizada. Maravilhoso”, completou dona Hilda. “Esse documento de cartório valoriza o imóvel e dá mais segurança pra gente”, opinou Adão Ferreira,  71 anos. “É a garantia de que a casa é realmente nossa”, comentou Luci Rosana Corrêa,  67 anos. “O documento antigo não tinha garantia nenhuma. Esse agora tem”, agradeceu dona Maria de Lourdes de Carvalho, 89 anos.

Foi a terceira entrega realizada pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Regularização Fundiária de Interesse Social de Teresópolis, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento. Desde o mês de julho, o programa entregou 868 RGI nos bairros Caleme (725), Fonte Santa/Portelinha (52) e Santa Cecília (91), na área urbana.

Um trabalho conjunto da Prefeitura com o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Programa Municipal de Regularização Fundiária de Interesse Social de Teresópolis foi lançado em janeiro de 2023 para atender as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2011) e a REURB – Regularização Fundiária Urbana (Lei Federal 13.465/2017).

“Começamos o programa pelo Caleme, onde entregamos até agora 725 RGI. São os primeiros documentos oficiais de propriedade garantidos pela Prefeitura nos 133 anos de existência de Teresópolis. E sem nenhum custo para as pessoas beneficiadas. É compromisso do nosso governo avançar com essa política pública que nos permite fazer justiça social. Nosso agradecimento ao Governador Cláudio Castro, ao presidente do ITERJ, Robson Claudino, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a todos os envolvidos”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado de secretários e subsecretários municipais.

Durante a solenidade, realizada na Escola Municipal José Gonçalves da Silva (Estrada do Triunfo, s/nº, Caleme), também foram entregues os documentos de 139 famílias do bairro que não puderam pegar o documento no dia 29 de agosto, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão.

“Este é o trabalho mais importante da nossa secretaria e o sentimento é de gratidão pelo dever cumprido”, destacou o secretário de Planejamento, Fábio Cunha Cardoso, acompanhado do subsecretário de Urbanismo e Habitação, Theodoros Illias Panagoulias, e equipe técnica.

Junto com o RGI emitido pelo Cartório do 3º Ofício de Justiça de Teresópolis, os moradores receberam um kit com a Certidão de Regularização Fundiária, a planta individual, o memorial descritivo do imóvel e o número de inscrição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

 

Fotos: Bruno Nepomuceno.