Lançamento de site e do 2º volume do livro AdmirAVES marcam a entrega à população
Visitantes e moradores da região conheceram neste domingo, 08/09, os novos atrativos da sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – PNMMT, no 2º Distrito. Com nova portaria de acesso direto ao lago e às trilhas do Jacú e Tangará, a unidade de conservação da natureza ganhou um Centro de Visitantes onde podem ser conferidas informações sobre a criação do parque, as espécies da fauna e da flora e sua contribuição para a conservação das aves. A entrada também conta com um novo parquinho para o público infantil.
“São várias novidades que valem a pena serem conferidas neste importante espaço de conservação da natureza, como o labirinto verde, novas trilhas e áreas para a observação de pássaros. Nós ampliamos o território do Parque em mais de 800 hectares, implantamos o Plano de Manejo, investimos em equipamentos e reforçamos as equipes nas duas sedes: Pedra da Tartaruga, na área urbana, e Santa Rita, na Zona rural. É um importante legado para o município. Agradeço a contribuição dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e de todos os envolvidos”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen ao entregar as novidades à população, acompanhado da primeira-dama Paula Schütte Claussen e dos filhos, Sarah e Lucas. Ainda participaram do momento secretários e subsecretários municipais.
Site : Um dos momentos da entrega foi o lançamento do site do Parque Municipal, elaborado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e que pode ser acessado pelo endereço www.teresopolis.rj.gov.br/montanhasdeteresopolis. Dinâmico, o site permite um passeio pelo Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, com mapas de acesso, fotos, regras de visitação e um acervo com o decreto de criação, plano de manejo, decreto de expansão do território e os arquivos dos livros PNMMT 10 anos e AdmirAVES volume 1.
Novo livro : Criado em julho de 2009, o PNMMT ganhou o seu primeiro livro em 2019: Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 Anos, em seu décimo aniversário de existência. Em 2020 foi lançado o AdmirAVES volume 1, apresentando 100 das 294 espécies de aves registradas até então em sua área de abrangência.
Passados quatro anos e com 334 espécies catalogadas, chega o terceiro livro, AdmirAVES volume 2 – Avifauna do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, lançado neste domingo, 08/09, e que traz mais 100 espécies de aves.
Com 320 páginas, organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi produzido com recursos do Fundo Municipal de Proteção do Meio Ambiente por meio do Edital 01/2022, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Em breve, o volume 2 também estará disponível no site da unidade de conservação.
“De 2019 em diante foram feitos muitos investimentos nas duas sedes do Parque Municipal. Aumentamos expressivamente o número de pesquisas científicas na região, o que resultou na ampliação das espécies da avifauna e de mamíferos observadas e registradas. Instalamos energia solar para sustentar nossas atividades e melhoramos bastante a relação com os moradores do entorno, para o reforço da proteção de florestas e nascentes. Tudo foi possível graças ao incentivo da Gestão Municipal Que a população não deixe essa importante área de conservação cair na estagnação”, ressaltou Flávio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.
Novidades aprovadas : Integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e um dos autores do livro AdmirAVES, Carlos Alfredo Franco Cardoso visitou a sede Santa Rita do Parque Municipal neste domingo. “Participei da fundação do Parque e frequento a área desde a sua fundação. É um prazer ímpar ver todas as melhorias. O Parque é uma grande conquista para a população e a conservação do patrimônio da Mata Atlântica em Teresópolis”, opinou, acompanhado da esposa, a assistente social aposentada Angela Maria de Rezende Cardoso.
Visitando pela primeira vez o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, Teresa Yoshiko, que é proprietária do Viveiro Ninkasi, de mudas de lúpulo, ficou encantada com o espaço. “Uma estrutura excelente. O Centro de Visitantes tem um layout bastante interessante e informativo, com belas imagens da fauna e da flora locais”, comentou.
Moradora de Santa Rita, Elba Moreira disse que visita o Parque Municipal com certa frequência. “É um ganho para a proteção da natureza e também impulsiona o turismo de visitação aos sítios da região. Além disso, pra mim a criação do Parque ajuda a salvar vidas, pois a fiscalização ambiental impediu que muita gente construísse em áreas de risco”, concluiu.
O Parque: Com uma área de 5.335 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está entre as maiores unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro. Com uma imponente cadeira de montanhas, rios e nascentes em seu território, tem mais de 300 espécies catalogadas, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.
Possui duas sedes: a da Pedra da Tartaruga, na área urbana, e a de Santa Rita, na zona rural. Entre as atividades disponíveis estão caminhada, passeio por trilhas de diferentes graus de dificuldade, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves. Funciona para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada franca.
(Fotos: Bruno Nepomuceno e Jorge Maravilha)