Tiro de Guerra de Teresópolis comemora 78 anos com formatura de monitores

Você está visualizando atualmente Tiro de Guerra de Teresópolis comemora 78 anos com formatura de monitores

O Tiro de Guerra 01-011, instalado no bairro de São Pedro, completa 78 anos de criação e a comemoração contou com uma cerimônia de formatura de 10 atiradores como monitores no Curso de Formação de Cabos (CFC) do Exército Brasileiro, que, ao final do Serviço Militar Obrigatório, serão promovidos a cabo. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg, representando o Prefeito Vinicius Claussen (Diretor do Tiro de Guerra), pelo tenente Moreira, do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), veteranos presidentes do TG 01-011, presidente da OAB-Teresópolis, Édio de Paula Ribeiro Junior, e familiares dos formandos, entre outros convidados.

O subtenente Nunes, Chefe de Instrução do TG 01-011, agradeceu a presença de todos e destacou: “Em 1946, Teresópolis era uma pequena cidade, com cerca de 30 mil habitantes, e já se destacava na belíssima Serra dos Órgãos, e se tornou uma grande cidade, encantando a todos que por aqui passam. O Tiro de Guerra faz parte desta história, formando atiradores, estimulando valores do serviço militar, como civismo, patriotismo, lealdade, hierarquia e disciplina, que permanecem gravados em suas mentes durante a vida”.

Durante a cerimônia, os 10 atiradores que passaram pelo Curso de Formação de Cabos 2024 receberam os braçais de monitores, um adereço produzido em couro que traz consigo valor e significado imensos para o Exército.

Ao longo do CFC, os alunos foram exigidos em várias situações, realizaram provas, testes físicos e tiveram que lidar com a arte de comandar subordinados. “Eles puderam por em prática os conhecimento adquiridos em Exercício no Terreno, realizado em conjunto com outro TG, momento que marca a formação de todo militar, onde são evidenciadas as características inerentes ao Monitor, como coragem, camaradagem, espírito de corpo, lealdade e responsabilidade. Parabéns aos formandos!”, exaltou o subtenente Nunes.
A formatura da Turma de Instrução 2024, composta por 40 atiradores, acontecerá no final do ano. Desde sua criação, em 13 de julho de 1946, até os dias atuais, o TG 01-011 formou mais de 8 mil reservistas.

Fotos: Bruno Nepomuceno