Desde o último sábado, 22/06, a Feira Agroecológica de Teresópolis funciona em novo endereço, em espaço oferecido pela Prefeitura, e escolhido em diálogo com os produtores, em um dos terrenos do município na antiga fábrica Sudamtex, na Várzea. São 22 produtores rurais comercializando frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos, a maioria com certificação da ABIO (Associação dos Produtores Biológicos do Rio de Janeiro), além de pães, bolos e geléias. Localizada na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150, funciona nas quartas e sábados, das 8h às 12h, sendo que no sábado tem programação cultural e artesanato.
O novo espaço agradou tanto os produtores rurais como os seus clientes. “Estamos muito felizes! Podemos receber melhor as pessoas, com melhores condições para desenvolver a agroecologia e oferecer mais alimentos limpos para a população”, comemorou o produtor de orgânicos Beto Selig, um dos fundadores da Feira. “É um espaço bem localizado, arborizado e agradável. Aqui teremos segurança de funcionamento em uma área mais ampla e com nova estrutura”, opinou Maurício Operti, coordenador geral da Associação Agroecológica de Teresópolis.
Expositores há 7 anos com pães, bolos, biscoitos e suco verde, Rafael e Sonia Pacheco Guimarães eram só alegria. “É um local maravilhoso, agradável e com cara de feira”, disse Sonia. “Bem melhor! E com mais área, vai estimular a volta de produtores que se afastaram ao longo do tempo”, completou Tiago.
Cliente antiga, a dona de restaurante Cleo Bussons aprovou a nova área. “É muito importante que a Prefeitura dê esse apoio, pois a feira é especial para a cidade. Oferece produtos de qualidade e frescos em um ambiente com um clima de camaradagem que conquista a gente”, comentou.
O casal Tiago Ratton e Viviane Garcia, que deixou Niterói há cerca de um ano para morar em Teresópolis, revelou que levanta cedo aos sábados só para ir à feira. “Esse novo espaço é bem agradável, tem mais área para receber os clientes que, além dos produtos, podem trocar ideia mais à vontade com os produtores”, disse Tiago. “Encontramos produtos de qualidade, orgânicos, e com valores bem justos. Faço boas compras sempre”, acrescentou Viviane.
“Esta é a nova fase da Feira Agroecológica de Teresópolis em uma área que vai gerar segurança para as atividades dos produtores. Há espaço para mais de 25 expositores em um ambiente familiar com produtos agroecológicos produzidos em Teresópolis, que é celeiro verde do estado do Rio de Janeiro, oferecendo qualidade e saúde para a população”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen em visita ao novo endereço com a Primeira-dama, Paula Schütte Claussen, e a filha Sarah, acompanhado pelos secretários e subsecretários municipais.
Também visitaram o novo espaço Alex Castellar, assessor especial do Governador Cláudio Castro, e os vereadores Paulinho Nogueira e Diego Barbosa.
Fotos: Bruno Nepomuceno
01, 18, 33: Feira Agroecológica de Teresópolis funcionando em novo espaço
97: Prefeito Vinicius Claussen com a filha Sarah e a Primeira-dama, Paula Schütte Claussen, conferem o artesanato na Feira Agroecológica de Teresópolis
99: Em visita ao novo espaço da Feira Agroecológica: Alex Castellar, Isis Lima, Prefeito Vinicius Claussen com a filha, Sarah, e a Primeira-dama, Paula Schütte Claussen
142: Prefeito Vinicius Claussen e a filha, Sarah, com o produtor Beto Selig, um dos fundadores da Feira Agroecológica de Teresópolis
150: Prefeito Vinicius Claussen com Maurício Operti, coordenador geral da Associação Agroecológica de Teresópolis
154: Novo endereço da Feira Agroecológica de Teresópolis na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150, na Várzea, no terreno da Prefeitura na antiga fábrica Sudamtex