Você está visualizando atualmente InovaTerê: Programa de autodesenvolvimento profissional é apresentado para servidores municipais

Um dos projetos contemplados no edital de fomento com base tecnológica do InovaTerê, o programa de autodesenvolvimento profissional ‘Experimente-se’ ganhou uma versão ampliada e foi apresentado para os servidores da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira, 4, na Prefeitura. A solução ampliada, que tem o objetivo de ajudar o jovem profissional a identificar suas lacunas comportamentais, aprimorá-las e obter o autodesenvolvimento profissional, terá sua primeira aplicação, de forma gratuita, para servidores da Prefeitura de Teresópolis.

“Os nossos servidores da Ciência e Tecnologia, a maioria jovens profissionais, terão a oportunidade de experimentar um programa voltado para o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Tenho certeza de que essa ferramenta vai ajudá-los nas relações de trabalho e na vida pessoal também”, frisou o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, que terá o apoio do subsecretário Edmo Gonçalves na mentoria dos servidores.

Daniel Franco, criador da metodologia, explicou sobre os objetivos do programa. “O Experimente-se é uma metodologia baseada por uma plataforma de mapeamento de lacunas comportamentais, focado nos jovens, mas pode ser aplicado para qualquer pessoa. O objetivo é que os jovens entrem no mercado de trabalho com mais tranquilidade e menos ansiedade. O nosso programa é baseado nesse mapeamento comportamental, quais pontos esse jovem precisa aprimorar, levando-o ao autodesenvolvimento e autorrealização profissional”.

Aplicado por meio de aplicativo, o ‘Experimente-se’ é formado por três etapas (onboarding/perfil e autoavaliação inicial, experimentação e conclusão), com vídeos, textos e imagens para complementar o aprendizado e acesso à mentoria, além de outras ferramentas de auxílio. A experimentação é composta por 24 experiências, quatro em cada pilar, que compõem as competências comportamentais consideradas essenciais para o desenvolvimento no mundo do trabalho. Ao final da experiência, o profissional terá um Planejamento Estratégico Pessoal.

InovaTerê

Iniciativa pioneira lançada pelo Prefeito Vinicius Claussen em novembro de 2021, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o chamamento público nº 001/2021 do InovaTerê investiu R$ 195 mil para apoiar e fomentar 37 iniciativas focadas na promoção do empreendedorismo na área da inovação tecnológica em Teresópolis. Os projetos foram desenvolvidos durante um ano e, ao final, ocorreu a prestação de contas dessas iniciativas.