Você está visualizando atualmente Dia da Enfermagem: Secretaria Municipal de Saúde promove palestra para profissionais da rede

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira, 29, no Teatro Municipal, na Prefeitura, um encontro com os enfermeiros da rede para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. O encontro contou com uma palestra com a consultora de RH Suelen Ribas e a presença da secretária de Saúde, Clarissa Rippel, de subsecretários e servidores da pasta.

“Esse mês, comemoramos a Semana da Enfermagem e estamos promovendo esse encontro com os nossos enfermeiros da rede. Não poderíamos deixar de prestigiar esses profissionais que são tão importantes para a Secretaria de Saúde. Eles fazem todo o trabalho de coordenação das unidades, além de várias outras atividades, e merecem o nosso carinho e agradecimento”, parabenizou Clarissa Rippel.

A consultora de RH, Suelen Ribas, pontuou sobre o conteúdo da palestra. “Falei sobre características que inspiram, competências técnicas e comportamentais e o quanto a gente pode destacar essas competências. Quais características devemos ter para que o clima organizacional seja melhor; para inspirar as pessoas; para todos nós sermos melhores em todas as áreas de nossas vidas”, frisou Suelen.

Dia da Enfermagem

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros ou Dia do Enfermeiro, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde. A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

A data é celebrada mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

O dia passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio.

Fotos: Bruno Nepomuceno