Programa Bem Me Quer Terê celebra 10 anos de existência

Você está visualizando atualmente Programa Bem Me Quer Terê celebra 10 anos de existência

Iniciativa pioneira no atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual

Considerado referência no atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual, o Programa Bem Me Quer Terê, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, completou seus 10 anos de existência nesta terça, 28. Para celebrar essa data tão importante, uma solenidade foi realizada no Teatro Municipal, e contou com a presença de diversas autoridades.

Criado em 2014, o Programa atua e trabalha de maneira integrada com a Polícia Civil e o Ministério Público, conforme convênio estabelecido entre as partes, por meio de um protocolo de atendimento, fazendo com que o acolhimento às vítimas aconteça de forma rápida, evitando a revitimização do público atendido.

“Teresópolis conta com uma rede potente, todos engajados no mesmo propósito. São 10 anos de uma história exitosa, que perpetua em outros municípios. Nossa equipe se sente cada vez mais motivada a desenvolver um trabalho de excelência e que inspire outras iniciativas que garantam a proteção e a promoção dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse, emocionada, a coordenadora do Programa, Sandra Erli Azevedo.

Iniciativa pioneira, o Programa Bem Me Quer Terê é referência para outros municípios e estados brasileiros pela promoção de boas práticas.

Conta com equipe formada por assistente social, psicólogo, farmacêutica, médica e enfermeira, que faz o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Eles são ouvidos em ambiente apropriado, conforme a Lei 13.431/2017, que trata da escuta especializada e do depoimento especial. Quando necessário, os casos são encaminhados à rede de saúde e assistência social para tratamento e acompanhamento.

“Parabenizo a toda a equipe por esse projeto tão grandioso e significativo. Que essa rede articulada de atenção e proteção continue sendo inspiração para outros municípios. Por meio de boas práticas, sua equipe multidisciplinar realiza um trabalho íntegro, acolhedor e humano”, destacou a secretária de Saúde, Clarissa Rippel Bolson Guitta.

Ao longo dos 10 anos de existência do programa, equipes de diversas prefeituras e governos estaduais vieram até Teresópolis para treinar e implementar projetos semelhantes, evidenciando a importância do Bem Me Quer Terê nacionalmente.

“É muito gratificante fazer parte dessa rede. O Bem Me Quer Terê tem uma estrutura sólida e realiza um trabalho integrado. Juntos, desenvolvemos um trabalho de excelência, pautado na garantia da proteção e na promoção dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, pontuou Marcio Dubugras, delegado titular da 110ª DP.

O Programa atua com demandas enviadas pela Polícia Civil, Conselho Tutelar, Sala Lilás, IML, Tribunal de Justiça, toda a rede de Assistência Social, de Educação e de Saúde, além da Secretaria dos Direitos da Mulher. Instalado no 3º piso do Centro Materno Infantil (Av. Feliciano Sodré, 375, na Várzea), o Bem Me Quer Terê funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fotos: Pablo Tenório.