CRAS Meudon e Programa Saúde na Escola abordam o respeito à liberdade religiosa em palestra no Colégio Estadual Lions Club

No momento, você está visualizando CRAS Meudon e Programa Saúde na Escola abordam o respeito à liberdade religiosa em palestra no Colégio Estadual Lions Club
Compartilhar:

No Brasil da Constituição Cidadã de 1988, a fé é livre e não há religião oficial. Mas nem todos respeitam esse princípio constitucional. Investindo na conscientização, equipes do CRAS Meudon/Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Programa Saúde na Escola/Secretaria de Saúde realizaram palestra sobre o tema “Respeito e Intolerância Religiosa” para alunos do Colégio Estadual Lions Club, no bairro Meudon.

A atividade aconteceu na última segunda, 13/05, e abordou questões como os malefícios provocados pela intolerância religiosa, como a depressão e o bulliying; a falta de respeito às diferenças; a ancestralidade das matrizes africanas e o respeito a todas as religiões. Foram palestrantes o enfermeiro César Augusto da Silva Veira e a coordenadora do programa, Valéria Machado, e a psicóloga Aparecida Ximenes, do CRAS Meudon.

Tanto quanto a liberdade de ir-e-vir ou a de expressão, a liberdade religiosa é defendida por lei. E a intolerância com a fé alheia está tipificada como crime. Em nome desse princípio constitucional, foi criado em 2022, em Teresópolis, o Programa de Proteção à Liberdade Religiosa, conduzido pelo 30º Batalhão de Polícia Militar. Em janeiro de 2023, inclusive, ocorreu a entrada no programa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Fotos: Divulgação