Você está visualizando atualmente Evento da Luta Antimanicomial em Teresópolis celebra o fim das internações e a reinserção familiar dos pacientes psiquiátricos

Roda de conversa sobre o trabalho realizado no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o fim das internações dos pacientes psiquiátricos, exposição de desenhos e atividade de música e dança marcaram o evento realizado nesta terça-feira, 14/05, em comemoração à Semana da Luta Antimanicomial 2024. Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o encontro aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch e reuniu profissionais, usuários dos serviços municipais de saúde mental e familiares.

Em Teresópolis, as pessoas em situação de internação eram atendidas nos hospitais psiquiátricos Santa Mônica, em Petrópolis, e Santa Lúcia, em Nova Friburgo, conveniados ao SUS e que tiveram as atividades encerradas. Com isso, os pacientes remanescentes foram encaminhados para reinserção familiar ou para residências terapêuticas.

Atualmente, as pessoas da cidade nessa situação recebem atendimento ambulatorial no CAPS II e no Serviço Residencial Terapêutico, conforme previsto em resolução do Conselho Nacional de Justiça e pela Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei Federal 10.216/2001).

Criado em 18 de maio de 1987, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é um movimento contra o modelo de tratamento psiquiátrico baseado na internação de pessoas com transtornos mentais em manicômios e defende os cuidados sem o isolamento institucional.