Companhia de Operações com Cães da GCM Teresópolis forma 2ª turma de condutores

Você está visualizando atualmente Companhia de Operações com Cães da GCM Teresópolis forma 2ª turma de condutores

A Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou, nesta sexta-feira, 26, no Teatro Municipal, na Prefeitura, a formatura dos guardas municipais participantes do 2º Curso de Condutores de Cães de Trabalho. O treinamento foi ministrado pelos agentes da 1ª Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis (k9), vinculada à Guarda Civil Municipal, e voluntários.

O evento contou com a participação do comandante do Batalhão de Operações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tenente-coronel Aguiar, do comandante do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel André de Hollanda, e do comandante do 7º CPA (Comando de Policiamento de Área)/PMERJ, cel. PM André Henrique. A presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, Elizabeth Barbosa, e o vice-presidente, Hélio Neves, também estiveram presentes.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, agradeceu ao Prefeito Vinicius Claussen pelo apoio para que o curso acontecesse e parabenizou os guardas formados. “Agradecemos ao Prefeito Vinicius Claussen por possibilitar a realização desse curso. Tivemos a participação de guardas municipais de Barra Mansa e de Cardoso Moreira e esse treinamento vai contribuir para a implantação do K9 nessas cidades. Parabéns ao todos os formandos”.

Comandante da GCMT, o subsecretário Gil Wellington contou sobre o início da companhia K9 e os desafios vencidos para que hoje ela seja referência nacional, com participação em várias competições e prêmios conquistados. “É com gratidão que estamos entregando certificados de formação para os guardas e também, como forma de homenagear os agentes do BAC, eles estão recebendo certificados de agradecimento pelo apoio a nossa companhia de cães K9”. Os agentes da 1ª Companhia K9 também foram homenageados pelo trabalho que executam e receberam certificados.

Para os agentes participantes do curso, a experiência foi valiosa. “Receber o certificado de conclusão do curso é um orgulho. Foi um período muito especial e de grande aprendizado. Vamos levar todo o conhecimento absorvido aqui para a vida e para nossa cidade. Nosso objetivo é implementar o projeto de Cinoterapia em Barra Mansa e esse aprendizado será fundamental para isso”, enfatizou o inspetor Moura.

O secretário de Segurança Pública de Cardoso Moreira, sargento PM Rômulo, também integrou a capacitação. “Foi um curso que nos trouxe um enorme conhecimento sobre K9. Teresópolis é uma referência no assunto e agradecemos a oportunidade de adquirir tantas informações importantes sobre o adestramento de cães para atuação junto à Guarda. Para quem atua na área da Segurança Pública, ter a estrutura de K9 é fundamental”.

O secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, cel. PM Luiz Henrique Pires, gravou vídeo agradecendo a escolha do seu nome para padrinho da turma e parabenizou os formandos.

O Curso

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Segurança Pública, o 2º Curso de Condutores de Cães da GCMT (Guarda Civil Municipal de Teresópolis) foi realizado no período de 15 a 26 de janeiro, data da formatura dos agentes. A finalidade é formar, reciclar e atualizar os guardas sobre os diversos assuntos relacionados à atuação com cães. A primeira edição do curso aconteceu em 2019, com 18 formandos.

Com carga horária de 110h, a capacitação teve o objetivo de transmitir conteúdos ligados ao adestramento de cães para a conduta obediente e proteção, bem-estar animal, condução de patrulha na rua, condução em distúrbio civil, saúde animal, prevenção e primeiros socorros para cães, detecção e legislação penal do trabalho.

Fotos: Jorge Maravilha