Evento acontece nesta quinta, 26/10, na Universidade Estácio de Sá
Marcada para esta quinta-feira, 26/10, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema central: “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento acontecerá das 8h às 16h30, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, Várzea).
A realização é do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Reunindo representantes do poder público, de instituições, da sociedade civil e pessoas com deficiência, o evento debaterá cinco eixos temáticos: 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; 4 – Cidadania e acessibilidade; e 5 – Os desafios para a comunicação universal.
“Convido a todos a participarem desse momento de extrema importância para o público PCD em Teresópolis, onde discutiremos políticas públicas para pessoas com deficiência a nível municipal, estadual e nacional . Vamos construir um Brasil mais inclusivo juntos”, convida Cristiane da Rocha e Silva, presidente do COMDEF.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos reforça a importância da participação popular no evento. “É dever do poder público garantir o acesso das pessoas com deficiência aos seus direitos. Junto com a sociedade organizada é possível criar políticas públicas eficazes e eficientes para esta parcela da população”, destaca Eliane Moraes Leite.
No final, serão apresentadas as propostas dos grupos de trabalho e eleitos os delegados que vão representar Teresópolis na Conferência Estadual, prevista para acontecer em 2024.
Confira a programação:
8h, Café da Manhã
8h30, Abertura da Mesa e Aprovação do Regimento Interno.
9h, Apresentação Cultural – Teatro.
9h30, EIXO 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência.
10h, EIXO 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
10h20, EIXO 3: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência. 10h40, EIXO 4: Cidadania e acessibilidade.
11h, EIXO 5: Os desafios para a comunicação universal.
11h20, Discussão dos Eixos.
12h30, Almoço.
13h30, Preparação para a Plenária.
14h30, Plenária.
15h30, Eleição dos Delegados.
17h, Encerramento.